Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Conversar é o melhor remédio” com a psiquiatra Sofia Morais, no Exploratório

18 de Julho 2020 Jornal Campeão: “Conversar é o melhor remédio” com a psiquiatra Sofia Morais, no Exploratório

A iniciativa do Exploratório e do Centro Cirúrgico de Coimbra – “Conversar é o melhor remédio” – volta a realizar-se, esta tarde, com a presença da psiquiatra Sofia Morais.

A especialista irá explicar “como converter ansiedade em felicidade”, a partir das 18h00, e ao ar livre.

Esta actividade, que via já na terceira edição e sempre com grande sucesso, foi obrigada a parar devido à pandemia há quatro meses e retoma hoje, com um “sunset ao ar livre e no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pela Direcção Geral da Saúde”.

“Sendo ponto assente que a felicidade e o bem-estar são ingredientes essenciais ao ser humano, Sofia Morais sublinha que, em tempo de pandemia, «a solidão é contra-natura e pode até aumentar a mortalidade, tão só porque prejudica o sistema imunitário e promove a patologia cardiovascular»”, sublinha o Exploratório, considerando que “em tempo de crise pandémica, é, pois, oportuno explicar como construir novas competências, sem desviar o olhar da realidade”.

Médica psiquiatra com formação em psicoterapia cognitivo-comportamental, Sofia Morais é assistente hospitalar no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A sua formação médica passou pelo Lambeth Early Onset Psychosis, no King’s College, em Londres, e pela Unidade de Adolescência, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Na sua prática clínica, dedica-se à psiquiatria do adulto jovem, tendo iniciado, em 2015, a Consulta do Jovem Universitário, através de um protocolo entre o Serviço de Psiquiatria do CHUC e os Serviços Médicos da Universidade de Coimbra.

A sua actividade docente teve início em 2013, sendo desde então assistente convidada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

“Conversar é o melhor Remédio – Médicos na Exposição” é um programa de conversas informais com médicos de diferentes especialidades e decorre todos os terceiros sábados de cada mês, com entradas livres.

Vão, ainda, participar no programa para 2020 os médicos Raimundo Fernandes, Rui Tavares, Gabriel Anacleto, Silvio Bollini e António Travassos.