Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Convento São Francisco leva à cena projectos com jovens das Escolas Coimbra Oeste

12 de Maio 2022 Jornal Campeão: Convento São Francisco leva à cena projectos com jovens das Escolas Coimbra Oeste

Nos próximos dias 14 e 15, o Convento São Francisco vai ter em cena o resultado de dois projectos de carácter pedagógico e artístico que envolveram alunos do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste. “Soundcheck”, do Teatro Didascália, pode ser visto no sábado (14), pelas 21h30, no grande auditório, enquanto a “Oficina de Palavras” de Pedro Lamares, pode ser visto na sala conventual, pelas 18h30, no próximo domingo.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) procura contribuir para a democratização do acesso à cultura e para a formação de novos públicos para as artes, promovendo o pensamento crítico e uma cidadania activa e participativa. Nesse sentido, o Projecto Educativo e de Mediação de Públicos da CMC para o Convento São Francisco promove e produz eventos de carácter pedagógico e artístico, que se situam no cruzamento entre arte e educação, desenvolvendo relações de proximidade com as diversas estruturas e instituições locais e nacionais.

Fruto disso é o espectáculo “Soundcheck”, do Teatro Didascália, que se apresenta em formato de concerto que conta com a participação de uma turma do 9.º ano da Escola Básica 2,3 Inês de Castro. Durante duas semanas, os alunos participaram na oficina “Um, dois…som! Experiência”, com os intérpretes do espectáculo. Esta oficina teve como pano de fundo a cultura rock, potenciando o contacto com os bastidores e a linguagem de cena do espectáculo. O trabalho desenvolvido com os alunos resultou num tema musical que será levado a cena.

Já a “Oficina de Palavras” resulta de um desafio lançado ao actor Pedro Lamares para trabalhar com uma turma do 9º ano da Escola Secundária D. Duarte. Nesta oficina, os alunos trabalharam a palavra “para tirar o que está a mais, esculpir a palavra e servi-la ao ouvinte, inteira e despoluída”. O resultado pode ser visto na sala conventual do Convento São Francisco, pelas 18h30, no próximo domingo.