Coimbra  10 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Convento de São Francisco com actividades para crianças

20 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Convento de São Francisco com actividades para crianças

O espectáculo “Harmonies”, um outro musical interactivo para bebés e uma oficina de dança criativa são as três iniciativas que, já a partir de hoje, acontecem no Convento de São Francisco, em Coimbra, dedicadas aos mais pequenos.

Hoje, pelas 22h00, na antiga igreja do Convento, Joana Gama (piano), Ricardo Jacinto (violoncelo e eletrónica) e Luís Fernandes (eletrónica), juntam-se para celebrarem os 150 anos do nascimento de Erik Satie. O espectáculo, para maiores de seis anos, em que piano, violoncelo e electrónica assumem papéis independentes, o grupo é completado por um quarto elemento: uma alusão ao cenário do bailado Relâche de Francis Picabia – para o qual Satie compôs a música em 1924 – que é aqui recuperado num objecto cenográfico-instrumental que funcionará como fonte sonora activada pelo trio: um corpo-filtro.

Os bilhetes custam cinco euros.

No caso do espectáculo direccionado para bebés, “Larasati”, o público poderá ouvir três canções de “ninar”, de três países: Indonésia, Inglaterra e Portugal, por três meninas: Elizabeth, Teresa e Larasati.

O espectáculo “explora timbres e texturas resultantes do entrelaçar das melodias de três canções distintas, mas compostas com o mesmo propósito: fazer adormecer. À voz e ao piano junta-se um extraordinário conjunto/orquestra de percussão, composto por metalofones, xilofones, gongos e tambores, entre outros instrumentos.

Haverá duas sessões, amanhã (21), às 15h00 – dos dois aos cinco anos; e às 16h30 – até aos 24 meses. Os bebés e crianças poderão ser acompanhadas pelos pais e os bilhetes custam entre dois euros (crianças até aos 12 e seniores com mais de 65 anos) e seis euros (bilhete família: dois adultos e duas crianças até aos 12 anos ou um adulto e três crianças até 12 anos), além do bilhete normal a quatro euros.

“Escutar com o corpo” é a terceira actividade, tendo como mote a visita de Joana Gama ao Convento e a apresentação do seu espectáculo dedicado a Eric Satie, Rita Grade propõe a realização de uma oficina de dança criativa.

O objectivo é “promover a escuta deste compositor de referência francês, utilizando ferramentas e metodologias da dança contemporânea e permitindo a construção e o cruzamento de referências culturais e artísticas”, revela a Câmara Municipal.

As sessões decorrem hoje (às 14h30), para as escolas, e amanhã (21), para as crianças com mais de seis anos. Também para os jovens e adultos, haverá uma sessão especial às 17h30.

Os bilhetes custam quatro euros (normal) e dois euros (escolas e instituições, especial estudante e grupos de mais de 10 pessoas).