Coimbra  20 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Convento de São Francisco abre-se à cidade com programa cultural gratuito

1 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Convento de São Francisco abre-se à cidade com programa cultural gratuito

O “CEM PORTAS – O Convento aberto à cidade” está de regresso para a sua quarta edição. É já no próximo fim-de-semana, de 3 a 5 de Setembro, que as portas do emblemático Convento de São Francisco, em Coimbra, se abrem para uma programação eclética e diversificada, que inclui música, cinema, circo contemporâneo, dança e muito mais.

O evento resulta, ainda, da conjugação com o programa de encerramento do “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade”, uma iniciativa que tem como ponto de partida as gravações dos “sons de Coimbra” promovidas pelo projecto Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra – um trabalho de recolha e divulgação que o Jazz ao Centro Clube (JACC) tem vindo a desenvolver desde 2013.

As entradas para todos os eventos são gratuitas, estando sujeitas à lotação de cada um dos espaços e à apresentação de bilhete.

 

Festival arranca com espectáculo de música, circo contemporâneo e recital

No primeiro dia do evento, sexta-feira, os visitantes podem assistir à performance sonoro-musical de Carlos Santos e Miguel dos Reis, “Uma orelha na cidade”. Agendado para as 19h00, na Sala Conventual, este é um dos projectos que resulta de um processo de captação de sons na cidade de Coimbra.

Segue-se, às 21h30, no grande auditório do Convento de São Francisco, o espectáculo de circo contemporâneo “Otus”, da Companhia Oliveira e Bachtler, que traz a cena uma reflexão sobre a tensão e a relação, num universo abstrato de madeira.

Por fim, o actor André Gago será o responsável por encerrar a noite, com a apresentação do primeiro dos três recitais que compõem o projecto “Coimbra-C, Estação Europa”. O momento, que conta com poesia, prosa ou ensaio está agendado para as 22h30, nos Claustros do Piso 1.

 

 

Charlot homenageado em cine-concerto

A programação para o segundo dia do evento, sábado, 4 de Setembro, tem início às 16h00, com a performance sonoro-musical “Paisagens sonoras da Cidade”, a cargo de João Castro Pinto e Leonor Arnauth. A performance, que parte, também, de captações feitas na cidade de Coimbra e ao longo de várias localizações do Rio Mondego, pode ser vista na Sala Conventual.

Mais tarde, às 18h30, na Sala Sofia, o programa prossegue com o espectáculo de dança “#4 ar”, da autoria de Marta Cerqueira (bailaria e coreógrafa) e Simão Costa (pianista e compositor).

 

Às 21h30, na Praça da Caixa de Palco, o “Cem Portas” celebra os 100 anos do filme “O garoto de Charlot” com um cine-concerto que resulta de uma residência artística, realizada no Convento de São Francisco e que culminou na pintura sonora que ilustrará, ao vivo, uma das obras de referência de um dos maiores génios da comédia do cinema mudo, Charlie Chaplin.

O dia fecha com a performance “Cargas”, da espanhola Cia. Es Circ, agendada para as 22h30, na Praça das Bandeiras. Esperam-se momentos inusitados onde a façanha do corpo circense se alia à magia do equilíbrio com pedras para recriar um imaginário ancestral e primitivo.

 

 

Actividades para os mais novos “abrem” o último dia do festival

No último dia do programa, domingo, 5 de Setembro, os Claustros do Convento de São Francisco recebem, às 10h00, duas sessões do concerto “Bebés com Asas”. Da autoria da Academia de Música de Coimbra, este é um espectáculo criado para estimular a imaginação de bebés.

Já de tarde, às 17h00, o convite é para reflectir sobre a solidão na velhice, com o espectáculo poético “Somente”, do Teatro Só, que será exibido na Praça do Restaurante. Por fim, às 17h30, o festival encerra com o espectáculo “Ressonâncias II: Concerto #2”, na Sala Conventual. Este último espectáculo foi desenvolvido em torno do dispositivo interactivo Mobiliário Sonoro 02 (MS02), um objecto que permite a exploração artística, educativa e lúdica daquele arquivo.

O “CEM PORTAS – O Convento Aberto à Cidade” é um festival organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que está a promover a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Os bilhetes para o festival podem ser levantados na Bilheteira do Convento de São Francisco, entre as 15h00 e as 20h00. Mais informações sobre o festival em http://coimbraconvento.pt/pt/agenda/dar-a-ouvir-paisagens-sonoras-da-cidade-2021/.