Coimbra  29 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Consultas aumentam no Serviço de Saúde da Escola de Enfermagem de Coimbra

22 de Abril 2020 Jornal Campeão: Consultas aumentam no Serviço de Saúde da Escola de Enfermagem de Coimbra

O Serviço de Saúde Escolar da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) registou, no último mês, um aumento de 38 por cento no número de consultas de enfermagem prestadas à comunidade educativa, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

De 16 de Março a 12 de Abril foram realizadas 375 consultas de enfermagem, quando no mesmo intervalo de 2019 se registaram 233 consultas.

Destas quase quatro centenas de consultas, 75 foram consultas de enfermagem de apoio, focadas nos sentimentos e emoções que a crise traz ao indivíduo e na sua resolução e 25 foram de psicologia.

Apesar deste acréscimo na procura, a actividade do Serviço de Saúde Escolar da ESEnfC continua a decorrer como preconizado, mantendo-se as consultas de enfermagem de vigilância de saúde, de planeamento familiar, de gestão de ‘stress’ e ansiedade, de gestão da saúde e controle de peso e de situações agudas, assim como o apoio a estudantes internacionais e o apoio em situação de crise, relacionadas com a pandemia de covid-19.

As consultas passaram a ser não presenciais, conforme orientação da Direcção-Geral da Saúde (DGS), utilizando-se os meios digitais mais adequados, em função da acessibilidade de cada estudante.

Paralelamente, e em parceria com os delegados de saúde das zonas de residência, foram acompanhados 48 estudantes da ESEnfC em vigilância passiva (cumprindo as orientações da DGS), sendo que nenhum destes foi infectado pelo novo coronavírus.

Foi, ainda, dado aconselhamento aos estudantes regressados dos países onde estavam em mobilidade no âmbito do programa Erasmus +.

Embora a maioria das consultas seja à distância, sempre que necessário (após avaliação por tele-consulta) são agendadas consultas presenciais de enfermagem, que têm lugar nas instalações da ESEnfC no Polo C.