Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Construção da Pista Municipal de BMX avança no Bolão

22 de Novembro 2019

A Pista Municipal de BMX teve, hoje, o primeiro passo para a sua construção, com a assinatura do auto de consignação com a empresa responsável pela obra.

Uma intervenção “aparentemente simples mas com aspectos técnicos interessantes”, que foram discutidos com diversos especialistas e clubes, bem como com a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), disse Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Com um investimento de cerca de 300 000 euros, a pista ficará localizada nos Campos do Bolão, a Norte do parque de estacionamento da estação ferroviária de Coimbra B, tendo sido entregue a obra à empresa Edibeiras, Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda..

O aconselhamento da FPC foi essencial para garantir que a pista de BMX tenha as condições adequadas à prática desportiva e à realização de provas oficiais.

BMX é uma modalidade que é praticada com bicicletas numa pista de corrida com várias rampas, dando assim uma nova resposta aos praticantes do concelho.

“Esta é uma obra destinada aos moradores da cidade, mas também a quem por aqui passa para outros locais”, sublinhou o autarca, adiantando que a intenção é ter, aqui, “um divertimento quando aqui se chega”.

Esta é, também, uma forma de apostar em formas de mobilidade sustentável, incentivando ao uso da bicicleta como meio de transporte e contribuindo assim positivamente para o meio ambiente, reforçou o édil.

“A pista é a realização de um sonho que surgiu noutra reencarnação e será um legado para os anos vindouros”, notou.

A infraestrutura irá ter uma pista principal, com respectiva rampa de saída de cinco metros de altura, três curvas, quatro rectas (sendo a segunda recta dupla), meta e zona de desaceleração.

Na zona de rectas terá um acabamento em pó-de-pedra bem compactado, enquanto nas curvas e pontos de chegada de saltos, assim como ao longo da rampa de partida, a superfície será acabada com tapete betuminoso, “reduzindo assim as necessidades de manutenção e a degradação destes locais que estão naturalmente mais sujeitos a desgaste”, revela a autarquia conimbricense.

Complementarmente, será executada uma pista de aquecimento e treino de juniores, composta por duas curvas e duas rectas, que será executada em saibro, à excepção das curvas, tal como na pista principal.

A envolvente à pista de BMX será intervencionada no sentido de concretizar um percurso pedonal contínuo desde a estação ferroviária até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a Norte. Para tal será colocado um novo lancil e guia para contenções laterais de um passeio a executar em pavê drenante.

A Pista Municipal de BMX deverá ser vedada, prevendo-se um acesso para visitantes e viaturas de apoio virado para o estacionamento existente. O espaço irá contemplar infraestruturas eléctricas de apoio, assim como iluminação do recinto, prevendo-se ainda rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correcta manutenção da pista.

“Entre as duas pistas será ainda criado um espaço para observação das provas, que será modelado de maneira à criação de bancadas naturais. O local estará preparado para, em dias de provas oficiais, poder receber uma bancada amovível para dar apoio a uma maior afluência de espectadores. Serão, ainda, plantadas árvores de espécies adequadas ao local, as quais virão no futuro a projectar alguma sombra no recinto; bem como serão instalados bebedouros e módulos para aparcamento de bicicletas”, esclarece a Câmara Municipal.

O presidente da autarquia espera que toda a infraestrutura esteja pronta a ser utilizada “no início da Primavera”, nesta que considerou ser “uma zona ímpar da cidade de Coimbra”.

Planta pista BMX

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com