Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Consórcio TEF-Health une esforços no IPN para impulsionar inovações na área da Saúde

1 de Junho 2023 Jornal Campeão: Consórcio TEF-Health une esforços no IPN para impulsionar inovações na área da Saúde

No dia 30 de Maio, o Instituto Pedro Nunes (IPN) recebeu a reunião do consórcio do TEF-Health – Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objectivo acelerar o processo de certificação e testes de tecnologias baseadas em inteligência artificial e robótica na área da saúde. O IPN, por meio do seu Laboratório de Automática e Sistemas (LAS), lidera o consórcio nacional e fornecerá serviços na área tecnológica e de regulamentação de dispositivos médicos.

O TEF-Health, que recebeu um financiamento de oito milhões de euros da Comissão Europeia para ser implementado em Portugal ao longo de cinco anos, tem como propósito impulsionar a medicina personalizada e os cuidados centrados no cidadão, aumentando a eficácia, a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas de saúde por meio da aplicação de soluções de Inteligência Artificial (IA) e robótica.

Uma das metas do programa é reduzir as disparidades na prestação de cuidados de saúde na Europa, sem comprometer a conformidade com os requisitos legais, éticos, de qualidade e interoperabilidade necessários para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Além do IPN, esta iniciativa conta com a participação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), do Centro Hospitalar de São João, no Porto, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, do Health Cluster Portugal e do EIT Health Innostars.

No âmbito deste projecto, serão criadas estruturas denominadas TEF (Testing and Experimental Facilities), que estabelecerão uma ponte entre empresas e hospitais. Os TEF, além de servirem como ambiente de teste e demonstração de soluções, também irão realizar revisões éticas e de proteção de dados dos projectos das empresas, contemplando ainda actividades como incubação e análise de mercado.

Este projecto europeu envolve um consórcio de 52 entidades de 10 países, sendo liderado pelo Hospital Universitário Charité, em Berlim (Alemanha).

O TEF-Health representa um passo significativo na promoção da inovação e no impulsionamento das tecnologias de IA e robótica na área da saúde. Espera-se que esta colaboração entre instituições e empresas nacionais e europeias traga avanços importantes para o sector, contribuindo para uma saúde mais personalizada, eficiente e acessível a todos os cidadãos.