Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Consórcio da UC homenageia Cesário Silva e assina parceria com Universidade de Lviv

6 de Abril 2022 Jornal Campeão: Consórcio da UC homenageia Cesário Silva e assina parceria com Universidade de Lviv

O vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva discursa na homenagem a Cesário Silva, ladeado por José Manuel Silva

A aliança Campus Europeu de Cidades Universitárias (EC2U), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra (UC), prestou, esta quarta-feira, homenagem ao falecido presidente da Direcção-Geral da AAC, Cesário Silva.

O momento foi assinalado na sessão de abertura do Fórum da EC2U – que está a decorrer em Pavia (Itália), até quinta-feira – e na qual também foi firmada uma parceria entre o consórcio e a Universidade de Lviv (Ucrânia).

“Simples, humilde, empático e com um sorriso encantador, era fácil gostar do Cesário. Quem o conheceu bem, recorda a sua bondade, a sua vontade de servir a comunidade e de fazer o bem. Em nome do Reitor Amílcar Falcão e de toda a Universidade de Coimbra, agradecemos, com emoção, a homenagem que a EC2U promove a este nosso jovem estudante. A vida é efémera. O que fica é o exemplo de cada um de nós. O exemplo da forma de ser do Cesário, o exemplo de solidariedade da EC2U e seus dirigentes” – declarou o vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

A homenagem contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAC, Daniel Tadeu, e do presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Francisco Silva, e incluiu uma breve actuação de um grupo da Secção de Fado da AAC.

Na mesma sessão foi assinado um memorando de cooperação estratégica entre o European Campus of City-Universities e a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv, uma das principais instituições de ensino superior ucranianas.

A parceria, particularmente simbólica no contexto actual de guerra na Ucrânia, foi assinada pelos representantes das sete universidades que integram a EC2U e pelo Reitor da Universidade National Ivan Franko de Lviv, Volodymyr Melnyk (que participou no evento por via digital), e visa o estreitar de relações entre as partes, no âmbito das actividades desenvolvidas pelo consórcio.

A Secção de Fado actua no momento de homenagem ao falecido presidente da AAC

João Nuno Calvão da Silva assina memorando de parceria com a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv, Ucrânia