Coimbra  15 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Consigo poupar dinheiro com a máquina de lavar a loiça?

26 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Consigo poupar dinheiro com a máquina de lavar a loiça?

Lavar pratos não é a atividade mais estimulante do seu dia, especialmente quando se cansa do trabalho e apenas gostaria de fazer um jantar muito saboroso sem se preocupar com os pratos posteriores.

Neste caso, ter uma máquina de lavar loiça parece ser a melhor saída, mas sabemos que muitas dúvidas ainda rodeiam a compra de tal dispositivo: ter uma máquina de lavar loiça em casa faz a minha conta de eletricidade explodir? Gastas muita eletricidade? Ao contrário da maioria das pessoas pensa, lavar pratos à mão acaba por gastar muito mais água, e a eletricidade não é bicho-papão.

Alguns cuidados básicos fazem com que a utilização de uma máquina de lavar loiça resulte mesmo em poupanças. Um exemplo disso é que a máquina de lavar loiça em uso usa menos energia do que no momento em que a ligamos e cerca de 60% da energia usada pela maioria deles é usada para aquecer a água.

As máquinas de lavar loiça estão rodeadas de mitos, o que se pode ou não lavar, que usam muita água e muita energia. Mas não é assim. Na prática, podem nem ser aparelhos baratos, mas poupam água absurdamente e gastam muito menos energia do que um chuveiro elétrico.

Vejamos o exemplo de uma máquina de 8 serviços. Pode poupar, em média, cerca de 85% de água. Ao lavar pratos à mão, gastará, em média, pelo menos 60,70 litros. Isso não é esquecer de desligar a torneira. Já numa máquina de lavar loiça o gasto de água cai para uns impressionantes 8 litros.

E também, há o mito do custo da conta da eletricidade. As máquinas de lavar loiça são aparelhos de última geração que geram um consumo de energia crescente: cerca de 1,4 kWh por ciclo.

O que realmente gera a maior energia é o tempo para secar, não para lavar. E então, é possível deixar de fora esta função e secar manualmente ou sair num corredor. Então você poupa o valor da conta da eletricidade sem passar o seu tempo lavando pratos.

Vamos dar-lhe outra dica valiosa. Isto ajuda a aumentar as poupanças com a máquina, tanto para as despesas de água como para a eletricidade, é dar prioridade à utilização da sua capacidade total — escolhendo o ciclo certo. Usando-o apenas quando está cheio, eventualmente recolhendo mais do que uma refeição, você gasta água e energia ao mesmo tempo.

Além de utilizar menos água, a máquina de lavar loiça faz melhor do que uma pessoa que lava os mesmos pratos. Isto porque usa água quente na lavagem, algo que só podemos fazer para retirar a gordura inicial ou enxaguar, mas não da forma contínua que limpa. As nossas mãos queimariam. Além disso, é muito mais higiénico, uma espécie de esterilização.

O detergente também não é o mesmo que normalmente usamos. É muito mais forte, mas não é prejudicial ao contacto com a pele. Mas na máquina, não há danos e podem limpar muito mais, pois são especialmente concebidos para remover sujidade difícil, como manchas ou gorduras.

Se mesmo seguindo essas dicas, você desconfia de que sua máquina de lavar loiças está consumindo mais energia do que deveria, talvez seja hora de contactar um serviço especializado em reparação de máquina de lavar loiça, pois algo de errado pode estar acontecendo. A empresa ReparaçãoSegura atua em todo o país com técnicos especializados e resolve o problema em apenas 48h. Não cultive problemas em seu lar!