Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Consignada a reabilitação da pista de atletismo do Estádio de Coimbra

20 de Abril 2020 Jornal Campeão: Consignada a reabilitação da pista de atletismo do Estádio de Coimbra

A Câmara Municipal consignou, hoje, a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Cidade de Coimbra, para dotar este equipamento das condições adequadas à prática desportiva de acordo com os normativos nacionais e internacionais.

O objectivo é que a pista passe a ser certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento e a obra fica entregue à empresa Camacho Engenharia, S.A., que venceu o concurso público, e representa um investimento de cerca de 530 000 euros.

A cerimónia pública, que contou com a presença do presidente da Câmara, Manuel Machado, e do vereador do Desporto, Carlos Cidade, foi realizada no local onde vai decorrer a obra, e, segundo a autarquia, cumpriu todas as recomendações de afastamento social indicadas pelas autoridades de saúde tendo em conta a pandemia da COVID-19.

A CMC anuncia que vai avançar com a empreitada de reabilitação da pista de atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, que apresenta, actualmente, um elevado estado de degradação, com anomalias ao nível do revestimento e da drenagem.

Manuel Machado recordou que esta pista tem já 20 anos e que na altura foi pioneira e contou com “a colaboração prestimosa que foi dada por Carlos Lopes e Rosa Mota, que foram os orientadores desta pista”. O presidente da autarquia sublinhou que esta será uma intervenção profunda para que a pista volte a ser elogiada como foi outrora por Carlos Lopes, por ter “excelentes condições”.

O autarca desafiou, ainda, a empresa que vai executar a obra a encurtar o prazo de conclusão, que é de 120 dias. “Seria interessante e útil. Como presidente da Câmara assumo este compromisso: quanto mais rapidamente se fizerem os autos de medição, mais rapidamente serão pagos” – disse Manuel Machado.

“Infelizmente, algumas actividades económicas estão suspensas [durante a pandemia], por isso esta é uma oportunidade a não perder e, com toda a responsabilidade, aqui afirmo que estamos prontos para isso e para honrar o compromisso”, acrescentou.

Esta empreitada visa recuperar a pista de atletismo de acordo com os normativos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). O objectivo da autarquia é que esta infraestrutura desportiva esteja capacitada para acolher competições regionais, nacionais e internacionais, bem como para a iniciação ao atletismo e formação ao treino de alto rendimento.

Para isso, o investimento Municipal é de 528 353 euros (IVA incluído) e depois de concluída a pista de atletismo do Estádio voltará a ser certificada, podendo voltar a receber, nomeadamente, competições internacionais. Actualmente, a pista é utilizada apenas para treinos.

A intervenção prevê o levantamento integral do revestimento sintético e a correcção de todas as depressões existentes no pavimento. As marcações e pinturas da pista, de acordo com as regras da FPA e da IAAF, e a reformulação do acesso à pista interior de aquecimento, que vai passar a ser por meio de rampa, também estão previstas na obra.