Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conselhos práticos sobre a escolha e manutenção de um automóvel usado

24 de Junho 2024

A escolha de um automóvel usado requer uma análise cuidadosa e atenção aos pormenores. De acordo com estudos, cerca de 30% dos automóveis usados têm defeitos ocultos que podem levar a custos de reparação significativos. Neste artigo, compilámos dicas úteis de condutores experientes para o ajudar a fazer a escolha certa, evitar erros comuns e garantir um funcionamento fiável do seu automóvel.

Conselho 1: Verificar o historial do automóvel

Antes de comprar um automóvel usado, não se esqueça de verificar o seu historial. Descubra se esteve envolvido em algum acidente e que reparações foram efectuadas. Pode fazê-lo com a ajuda de serviços online especiais, onde pode obter todas as informações necessárias por código VIN.

Dica 2: Avaliar o estado técnico do automóvel

Isto significa prestar atenção ao motor, à transmissão, à suspensão e, claro, aos travões. Preste especial atenção à pinças de travão – deve estar em bom estado, sem fugas de fluido e com um desgaste uniforme das pastilhas. Também vale a pena olhar para as pastilhas de travão, que são responsáveis pelo bom funcionamento de todo o sistema de travagem. Se possível, leve o seu carro para ser diagnosticado numa estação de serviço onde os especialistas verificarão todos os principais componentes e sistemas.

Conselho 3: Verificar os documentos do automóvel

Antes de efetuar um negócio, verifique cuidadosamente todos os documentos do automóvel. O vendedor deve ter um certificado de registo, um passaporte técnico e um certificado de estado técnico. Se estiver a comprar um automóvel a um vendedor privado, certifique-se de que os documentos não apresentam quaisquer sinais de falsificação. Isto ajudá-lo-á a evitar problemas legais no futuro.

Dica 4: Faça um test drive

Nunca compre um carro sem o levar a fazer um test drive. Isto dá-lhe a oportunidade de sentir como o carro se comporta na estrada, verificar o funcionamento do motor, da caixa de velocidades, da suspensão e dos travões. Durante o test drive, preste atenção aos sons que o carro emite, ao funcionamento da eletrónica e do ar condicionado. Se algo parecer suspeito, não hesite em fazer perguntas ao vendedor ou em recusar o negócio.

Dica 5: Pechinche

Não tenha medo de regatear quando compra um carro usado. Muitas vezes, os vendedores cobram demasiado para poderem reduzir o preço durante o processo de negociação. Faça uma estimativa do valor de mercado do carro que procura e ofereça o seu preço, justificando-o com o estado do carro e os resultados das inspecções. Muitas vezes, é possível negociar um desconto significativo, especialmente se apontar os defeitos que encontrou durante a inspeção.

Conclusão

A escolha de um automóvel usado pode ser rentável e segura se seguir as recomendações de condutores experientes. Verificar o historial do automóvel, avaliar o seu estado técnico, verificar os documentos, fazer um test drive e saber negociar ajudá-lo-ão a fazer a escolha certa. Não se esqueça da importância de verificar a pinça e as pastilhas de travão, pois o seu estado afecta a sua segurança na estrada. Seguindo estes conselhos, poderá encontrar um automóvel fiável que o servirá durante muitos anos.

O que fazer se a pinça do travão estiver bloqueada – auto-doc.pt