Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conselho Municipal de Educação de Condeixa já tomou posse

3 de Maio 2022 Jornal Campeão: Conselho Municipal de Educação de Condeixa já tomou posse

A tomada de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) de Condeixa, para o mandato 2021-2025, decorreu na passada quinta feira, dia 28 de Abril, no Pólo II da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O Conselho Municipal de Educação é uma instância de consulta, que tem por objectivo analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo, propondo acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

“Este é um órgão extremamente importante para a concepção e desenvolvimento da estratégia e acção educativa do Município de Condeixa, sobretudo tendo em linha de conta os desafios decorrentes da transferência de competências na área da Educação, que vão exigir uma maior articulação entre todos”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa, na cerimónia de tomada de posse, desejando um bom trabalho a todos os membros que passam a fazer parte do CME.

Presidido pelo edil Nuno Moita, o Conselho Municipal de Educação integra ainda o presidente da Assembleia Municipal, António Figueiredo, a vereadora da Educação, Ana Manaia, o presidente da Junta de Freguesia eleito pela Assembleia Municipal em representação das freguesias do concelho, Paulo Simões, além de outros representantes do Ministério da Educação e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Também o director do agrupamento de escolas e representantes dos professores, dos pais e encarregados de educação  dos estudantes têm assento naquele órgão, além de outras entidades das mais diversas áreas, desde a saúde à segurança.

Na cerimónia de instalação do Conselho Municipal de Educação, em que tomaram posse os 20 conselheiros, a vereadora da Educação, Ana Manaia, mencionou os projectos e investimentos de maior destaque que estão a ser desenvolvidos na área da Educação, tendo ainda efectuado um balanço do processo de transferência de competências.

Nesta primeira reunião foi ainda distribuído o Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação para apreciação e recolha de contributos por parte dos conselheiros.