Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conselho Local de Acção Social de Anadia reuniu no Tecnoparque

26 de Julho 2021 Jornal Campeão: Conselho Local de Acção Social de Anadia reuniu no Tecnoparque

O Plenário do Conselho Local de Acção Social de Anadia (CLASA) reuniu, na passada quinta-feira (22), no Auditório da Curia Tecnoparque, em Tamengos.

Aos parceiros presentes foi feita a apresentação do Relatório de Execução Anual do projecto “Anadia Maior” – CLDS 4G, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia. Na ocasião, o coordenador do projecto, José Duarte, fez uma retrospectiva das actividades realizadas entre Julho de 2020 e Junho de 2021, designadamente os Espaços Seniores; acções de promoção do voluntariado; Centro Anadia Maior; Histórias com Estória; e roteiros anadienses.

Apesar da pandemia que obrigou à adaptação e ao ajustamento de algumas actividades, tendo em conta as restrições que foram impostas, por questões de segurança sanitária, o coordenador fez um “balanço positivo”.

Por seu lado, a coordenadora da Rede Social de Anadia, Dora Gomes, divulgou o projecto “De mão em mão”, promovido pelo Município de Anadia, através da Biblioteca Municipal. Esta iniciativa consiste na partilha e reutilização de manuais escolares.

Foi, também, dado a conhecer o Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, cujas candidaturas se encontram a decorrer, podendo as mesmas ser submetidas até 15 de Setembro de 2021.

A responsável da Rede Social referiu-se ainda à 2.ª edição de “O Social Abraça Anadia”, dedicada ao tema “Anadia Vive Afectos com Esperança!”. Uma exposição ao ar livre que tem dado um colorido diferente ao centro histórico e às rotundas das principais artérias da cidade. A iniciativa foi realizada pelas Instituições de Solidariedade Social do concelho e por entidades privadas e da comunidade que se associaram à iniciativa, nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Salesiano São João Bosco de Mogofores, projecto “Anadia Maior” – CLDS 4G e a Unidade Móvel de Atendimento de Anadia.

A actividade “Maiores em Festa”, promovida pelo Município de Anadia, que por estes dias levou o espectáculo de Nel Monteiro e muita animação às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, com valência da Terceira Idade, foi outro dos assuntos referidos no plenário. De acordo com a Câmara Municipal, esta iniciativa “pretendeu, acima de tudo, proporcionar, em cada instituição, momentos de animação e festa e, simultaneamente, combater a solidão a que têm estado sujeitos os mais idosos”.