Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conselho Estratégico para o Desenvolvimento de Coimbra reuniu pela segunda vez

6 de Julho 2023 Jornal Campeão: Conselho Estratégico para o Desenvolvimento de Coimbra reuniu pela segunda vez

O Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra (CEMDC) reuniu pela segunda vez, ontem, dia 5 de Julho. Na reunião, que teve lugar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, foram abordados temas como a Estratégia Municipal para a Inovação e a constituição de um grupo de trabalho para alteração dos regulamentos municipais de apoio ao Investimento, entre outros.

Na ausência do presidente do CEMDC, José Manuel Silva, o vereador com os pelouros do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, dirigiu a sessão. Depois de aprovada a ata da reunião de 21 de Abril, a primeira do CEMDC, os conselheiros assistiram à apresentação de proposta para a Estratégia Municipal de Inovação pelo director do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital da Câmara Municipal de Coimbra, Nuno Pimenta, e pela responsável pelo Centro de Inteligência de Coimbra, Rita Fernandes. Vários membros deram os seus contributos para esta estratégia que visa “posicionar o Município de Coimbra como agregador e impulsionador do ecossistema inovador do concelho”.

Da ordem de trabalhos fez também parte a apresentação, por parte do vereador Miguel Fonseca, do evento Coimbra Invest Summit, a realizar nos dias 27, 28 e 29 de Setembro, e que pretende agregar o ecossistema inovador e empreendedor e destacar o que de melhor se faz em Coimbra, com palestras, mostra de empresas, networking, sessões de capacitação, casos práticos e uma gala de reconhecimento a PME e Empresas Gazela.

“Nesta primeira edição, o público-alvo são as empresas do concelho, tendo como parceiros as instituições de ensino superior e as incubadoras de empresas. O que se pretende é que o Coimbra

Invest Summit ajude a posicionar Coimbra no radar de investidores, reforçando o tecido empresarial já existente”, afirmou o vereador, explicando que a intenção do Município é que, “já a partir da edição de 2024, este evento se assuma como uma oportunidade de abrir Coimbra para o mundo, com um posicionamento que se quer cada vez mais internacional e direccionado para clusters que são fortes e diferenciadores”. Além disso, desta conferência “vão sair conclusões que permitirão ao Município delinear acções e ajustar a estratégia de desenvolvimento de uma forma mais realista e com o envolvimento de todos”, sublinhou.

A reunião contou ainda com uma apresentação por parte do director do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento da CM Coimbra, António Albuquerque, que propôs a constituição de um grupo de trabalho, no âmbito do CEMDC, para iniciar o processo de revisão dos regulamentos municipais para apoio ao investimento, com o objectivo de os simplificar. Neste contexto, juntaram-se aos elementos do Município que estão responsáveis por esta tarefa, os representantes da CoimbraMaisFuturo e do Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, tendo o director da Faculdade de Economia disponibilizado os recursos da instituição para prestarem a sua colaboração. O grupo irá agora elaborar uma versão dos regulamentos, mais “acessível e transparente”, que apresentará numa das próximas reuniões do Conselho.

Por fim, os conselheiros discutiram um documento apresentado pelo Conselho de Administração do Coimbra iParque que contempla um contributo para uma visão de longo-prazo sobre o desenvolvimento do concelho.

“Foi uma segunda reunião muito positiva, com forte envolvimento de todos os conselheiros”, afirmou Miguel Fonseca no final dos trabalhos. “Houve muito boa receptividade às apresentações feitas, disponibilidade por parte dos conselheiros e espírito crítico, mas com um sentido construtivo”, acrescentou, destacando os “contributos muito válidos para a construção de uma estratégia conjunta”.

A próxima reunião do CEMDC está já agendada para o dia 27 de Setembro, no Convento São Francisco, no âmbito do evento Coimbra Invest Summit.