Coimbra  26 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conímbriga: Museu Monográfico deverá passar a Museu Nacional

20 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Conímbriga: Museu Monográfico deverá passar a Museu Nacional

O Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, deverá passar a ser Museu Nacional, disse, hoje, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O governante falou desta decisão na emissão de um programa da RTP ,“Bom Dia, Portugal!”, realçando que o caso de Conímbriga é o mais concreto em análise, sem que tal ponha de parte uma eventual decisão sobre outros museus.

“Estamos a pensar concretamente em Conímbriga, mas não exclui a apreciação sobre outros museus”, afirmou o ministro à RTP, perante insistência da jornalista.

O anúncio acontece depois de, na passada quinta-feira, o Ministério ter igualmente anunciado que o Museu de Évora vai tornar-se no primeiro Museu Nacional a sul do rio Tejo, passando a ostentar uma outra denominação.

Para os dois museus, “a decisão está tomada”, faltando apenas o parecer do Conselho Nacional de Cultura, que “não é vinculativo”.

A página de Internet do Museu Monográfico de Conímbriga explica que esta estrutura foi fundada em 1962 e tutela as Ruínas da Cidade Romana, abertas ao público desde 1930.