Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conimbricenses têm preferência por casas com três quartos

10 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Conimbricenses têm preferência por casas com três quartos

O Barómetro de Crédito Habitação do ComparaJá 2021 revelou que a grande preferência das pessoas naturais de Coimbra são as casas com três quartos.

Para este estudo foram utilizados os perfis dos 11 mil utilizadores da plataforma (ComparaJá) no primeiro semestre de 2021 e concluiu que cerca de 41% dos conimbricenses optaram por um T3. Por sua vez, 24% escolheram um T2 e apenas 22% preferiram um T4.

Mantendo a tendência nacional, Coimbra ‘estica’ ao máximo o limite dos respectivos créditos habitação, sendo que 43% dos empréstimos conimbricenses contratados com a ajuda do ComparaJá serão pagos entre 36 a 40 anos, atingindo assim os limites máximos de duração do crédito habitação impostos pela banca portuguesa.

No que ao montante do empréstimo em si diz respeito, no distrito de Coimbra pedem-se quantias relativamente baixas. Comparativamente com os distritos fronteiriços (exemplo: Aveiro, Viseu, Leiria), o distrito conimbricense apresenta índices positivos, visto que 30% dos seus residentes pedem créditos até aos 75 mil euros. Esta é uma percentagem superior à dos três distritos fronteiriços referidos, o que revela que os preços das casas são, possivelmente, mais acessíveis.