Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conimbricense de 17 anos lidera “Students Agency” da OCDE

7 de Julho 2018

Filipa Fernandes Maia, de 17 anos, é estudante da Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra, e foi escolhida, entre 30 jovens, para liderar a “Students Agency” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A conimbricense tinha já sido reconhecida, no ano passado, quando foi seleccionada pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, para representar Portugal na Conferência Internacional “Education 2030”, em Paris (França). Nesse encontro, onde esteve em representação de Portugal com outro estudante de Lisboa, Filipa Maia foi a “voz” das preocupações sentidas pelos 2 643 alunos portugueses ouvidos no âmbito do projecto social “ComParte”, da Fundação Maria Rosa.

Agora, Filipa Maia tem a missão de discutir com políticos mundiais os principais problemas que afectam os alunos de todo o mundo, tendo como “bandeiras” os temas da depressão e da ansiedade.

A adolescente, que terminou o secundário na vertente de Línguas e Humanidades, admitiu em Janeiro, numa entrevista ao “Campeão”, que via o seu futuro a passar pela política.

“Apesar de receber muitas críticas, principalmente por ser nova e ser mulher – porque como sou uma menina devia estar mais calada – sou muito ‘mandona’. Continuo a afirmar-me e não gosto de ser apenas a minha voz, gosto de ser também a voz dos outros”, afirmou, adiantando que, mesmo na escola, os próprios colegas a veem como “porta-voz e como alguém que sabe defender as suas ideias e argumentar”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com