Coimbra  5 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conimbricense criou passeio de autocarro inovador

15 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Conimbricense criou passeio de autocarro inovador

O conimbricense Paulo Parreira é responsável pelo projecto “Smart Sightseing”, um autocarro que proporciona aos passageiros conhecer as cidades na íntegra através de recursos multimédia.

Durante a viagem os turistas podem ouvir informações sobre os sítios onde estão a chegar, convidando-os a olhar para os pontos de maior interesse e, entre cada um dos locais, são projectados vídeos, imagens aéreas, virtuais e animadas que explicam a história, o carácter e a vivência das cidades.

Este trabalho começou a ser testado em finais de Julho, no centro de Lisboa, e todos os dias parte de hora a hora dos Restauradores (em frente ao Palácio Foz) para passeios de 50 minutos.

“Sentimos que, à nossa escala, estamos a fazer algo pelo futuro do turismo em Portugal e queremos expandir-nos para mais zonas do país. Quando o mercado retomar o seu fluxo normal quem tiver inovado e qualificado os seus produtos vai ter vantagens na retoma”, disse Paulo Parreira.

“Os passeios panorâmicos são um sucesso em todo o mundo, mas sempre lhes encontrei três limitações: mostram a cidade, mas não a explicam; são desconfortáveis sempre que chove, faz frio ou há muito calor; e perdem interesse quando cai a noite. Concebemos o nosso autocarro para ultrapassar essas limitações e, por isso, chamamos-lhe ‘Smart Sightseeing’: fazemo-lo para sublinhar que é uma versão 2.0 dos tradicionais ‘sightseeing’, a qual explica o melhor da cidade numa linguagem divertida, opera à noite e tem sempre o maior conforto, independentemente do estado do tempo”, acrescentou o responsável do projecto.

Todos os vídeos que passam estão disponíveis em inglês, francês, espanhol, alemão e chinês (mandarim).

“Lançámos este autocarro único em plena crise turística porque entendemos que é nestas alturas que a inovação é mais importante”, concluiu o conimbricense.