Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Congresso Nacional de OncoSexologia do IPO de Coimbra decorre em Maio

13 de Abril 2022 Jornal Campeão: Congresso Nacional de OncoSexologia do IPO de Coimbra decorre em Maio

O Auditório da Coimbra Business School vai receber, de 5 a 7 de Maio, o Congresso Nacional de OncoSexologia subordinado ao tema “Sexualidade para além do cancro – Passado, Presente e Futuro”.

Este evento, de três dias, é organizado pelo Grupo Multidisciplinar de OncoSexologia do IPO de Coimbra em colaboração com o IPO de Lisboa e o IPO do Porto.

O primeiro dia (5) vai contar com dois workshops, um de ‘Prevenção estenose vaginal’ e outro sobre ‘O sexo do cérebro’, que se vão realizar durante a tarde.

O Congresso Nacional de OncoSexologia visa promover a saúde sexual, dentro dos mais altos padrões da medicina sexual, baseando-se em evidências clínicas, através da educação, pesquisa e formulação de cuidados de saúde especializados.

A sexualidade é um elemento fundamental na vida humana. Os profissionais reconhecem ainda dificuldades na abordagem e orientação dos doentes com queixas sexuais. A disfunção sexual é um problema comum que afeta milhões de homens e mulheres em todas as faixas etárias, afetando a qualidade de vida, a confiança individual e do casal.

Espera-se que os profissionais interessados mostrem um certo nível de compreensão e apreciação em relação ao impacto psicológico, condições médicas e cirúrgicas, em particular na área da OncoSexologia.

O papel da OncoSexologia abrange todos os domínios da sexualidade, em ambos sexos, com vista no reconhecimento, educação, treino e orientação, querendo alcançar um melhor desempenho profissional, nomeadamente em serviços com doentes oncológicos.