Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Congresso na área médico-científico da Faculdade de Medicina da UC decorre em Abril

3 de Abril 2021 Jornal Campeão: Congresso na área médico-científico da Faculdade de Medicina da UC decorre em Abril

O Congresso In4Med, dedicado à área médico-científica, preparado e organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, vai decorrer entre os dias 08 e 11 de Abril.

O evento, que se realiza há já dez edições e que acontece anualmente, é dedicado aos estudantes e aos 700 participantes espalhados por Portugal e pelo Mundo e terá transmissão online a partir do Hotel Dona Inês. O lema deste ano é “Take the Lead, Risk to Achieve” (“Assuma a liderança, risco de alcançar”), numa clara alusão à necessidade de os agentes de saúde sairem da zona de conforto, de assumirem o controlo dos objectivos e tornarem-se profissionais de saúde de amanhã.

Ricardo Toipa Lopes, estudante do quinto ano de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Coordenador Geral deste projecto do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC), declara que “A X edição pretende superar tudo aquilo que já foi feito. É o culminar de uma década deste projecto, que começou na mente de jovens como eu, que um dia se lembraram de criar um Congresso Médico-Científico feito de estudantes e para estudantes. A evolução tem sido notável e este ano pretendemos inovar ainda mais”.

“Consideramos que contactar com áreas e temas menos abordados ao longo do percurso académico é um importante complemento, seja para a educação médica, e outras áreas científicas, como para o desenvolvimento pessoal. Neste sentido, queremos dar a oportunidade aos nossos participantes de se envolverem no nosso congresso e saírem dele numa versão melhor de si mesmos”, afirmou o estudante.

No sentido de apresentar um leque de especialidades e áreas médicas de extrema relevância, esta edição contará com a intervenção indelével de oradores (médicos e cientistas) com grande reconhecimento internacional, inseridos em três painéis: Facing the Invisible, na área da Infecciologia; Stepping into the Future, acerca da constante inovação em Medicina; e (Re)Designing You, no ramo da Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

Entre os convidados presentes nesta edição vai estar presente o Dr. Randy Schekman, o Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2013.

Quanto ao debate, o tema deste ano é “Medical Cannabis: are you in or out?” (“Cannabis medicinal: você está dentro ou fora?”).

Desde a sua legalização em 2019, a aplicabilidade da cannabis para fins terapêuticos tem sido alvo de muita controvérsia. Posto isso pretende-se explorar quais os motivos para que o seu crescimento não tenha ocorrido como esperado, entender verdadeiramente quais as suas vantagens e desvantagens, bem como quais as indicações e critérios para a sua utilização.

O painel de oradores exímios contará com o Dr. Bruno Maia, Dr. Paulo Tavares, Professora Doutora Maria da Graça Campos e Professor Doutor Joaquim Alves da Silva.

Os participantes terão acesso a uma variedade de 47 workshops, que oscilarão entre a aprendizagem de técnicas cirúrgicas, técnicas de comunicação com os doentes, de resposta em situação de emergência e de investigação. Para além disso, encontra-se veiculado o “Ready. Set. Go!”, um conjunto de oito pré-cursos com grande aplicabilidade clínica sem impreteribilidade de inscrição no congresso.