Entre quarta e sexta-feira (11 a 13), realiza-se na Universidade de Coimbra (UC), no Auditório da Reitoria, o primeiro congresso anual conjunto da Sociedade Europeia de Regeneração de Tecidos (ETRS) e da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC).
O evento reúne mais de 160 investigadores nacionais e internacionais para debater os mais recentes avanços na área da regeneração de tecidos e das tecnologias baseadas em células estaminais e seus derivados.
O congresso é organizado em conjunto por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (consórcio que reúne o CNC-UC e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra) e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) da Universidade de Coimbra e vai juntar um público diversificado, incluindo membros da comunidade científica, profissionais da área da saúde e da indústria.
Segundo os organizadores da iniciativa, “a realização conjunta deste congresso anual, com participantes vindos de vários continentes e em diferentes fases das suas carreiras, permitirá ter uma discussão científica inclusiva e multicultural, abrindo novas perspectivas e oportunidades para todos”.
No congresso estarão presentes oradores como Nicola Elvassore (Universidade de Pádua -Itália), Maria Carolina Florian (Instituto de Investigação Biomédica Bellvitge – Espanha), Aristidis Venes (Escola Médica de Harvard – EUA) e José Belo (Universidade Nova de Lisboa).
No dia 11, a sessão de abertura está agendada para as 9h30 e conta com a participação do vice-Reitor da UC (João Ramalho-Santos), do presidente do SPCE-TC (António Salgado), do presidente da ETRS (Willeke Daamen) e dos membros da comissão organizadora (Eugénia Carvalho e Hugo Fernandes – investigadores do CNC-UC e do MIA-Portugal, respectivamente).