Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Confraria promove a chanfana de Poiares nas mesas de nove restaurantes

12 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Confraria promove a chanfana de Poiares nas mesas de nove restaurantes

O prato típico de Vila Nova de Poiares vai ser o protagonista da próxima semana e meia no concelho. A Confraria da Chanfana volta a promover a iguaria em nove restaurantes daquela é que considerada como a “Capital Universal da Chanfana”.

Os caçoilos de barro preto, a carne de cabra, o vinho tinto, a banha de porco e tantos outros ingredientes, dentro de um forno de lenha durante várias horas, são os segredos para se confeccionar um dos pratos mais apreciados na região Centro e, em particular, em Vila Nova de Poiares.

No seu trabalho de promoção da chanfana, a Confraria pretende envolver, também, a restauração da região que, como habitualmente, durante o mês de Janeiro, dedica-se a divulgar junto dos poiarenses e dos visitantes o ex-líbris do concelho.

A 14.ª edição da “Semana da Chanfana” começa hoje e termina a 22 de Janeiro (domingo) e conta com nove restaurantes aderentes: “O Confrade”; “A Grelha”; Casa dos Frangos “As Medas”; “Dona Elvira”; “Paddock”; “Cantinho do Bitoque”; “Selopan” e “Portas da Vila”.

Para além da chanfana como a “rainha” à mesa, os espaços de restauração aderentes vão apresentar uma ementa variada com os tradicionais negalhos, arroz de bucho e os poiaritos, iguarias que pretendem atrair ainda mais visitantes ao concelho.

O evento, que pretende ser “uma marca de referência nba região”, pretende promover, divulgar e preservar a chanfana mas, simultaneamente permitir o desenvolvimento cultural e económico do concelho, além da atracção de visitantes.

PoiaresCapriland apresentada oficialmente em dia de feriado municipal

O 119.º aniversário da restauração do concelho de Vila Nova de Poiares assinala-se, amanhã (13), com as habituais cerimónias. Contudo, este ano a grande novidade prende-se com a apresentação oficial da marca PoiaresCapriland, que pretende o desenvolvimento do concelho a vários níveis.

O dia terá início, pelas 10h00, com a recepção e as boas-vindas nos Paços do Concelho, seguidas pela Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Poiares e pela Filarmónica Fraternidade Poiarense.

A sessão solene está marcada para as 10h30, no auditório do Centro Cultural de Poiares (CCP), e vai ser presidida pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.

Na cerimónia serão assinados protocolos de apoio às instituições e, como habitualmente, vão ser entregues as medalhas de mérito municipal grau ouro, bem como a medalha de honra do Município.

Pelas 11h45 será descerrada a placa de atribuição do nome de José Pedroso Carvalho à Biblioteca Municipal, seguindo-se, às 12h00, a inauguração do monumento PoiaresCapriland e a inauguração do monumento de homenagem aos trabalhadores do Município.

Para a tarde (16h30) está reservada a apresentação do PoiaresCapriland, no auditório do Centro Cultural, onde será mostrada a mascote e o logótipo da marca, bem como serão divulgadas as actividades que este programa irá desenvolver e as parcerias que têm vindo a realizar.

Para animar a festa haverá um momento musical com os alunos do Colégio São Teotónio, de Coimbra, antecipando o encerramento das comemorações dos 119 anos da vila com a peça de teatro “Feitiço do Tempo”, pela Companhia de Teatro Experimental de Vila Nova de Poiares, no auditório do CCP.

Aniversário Poiares

(Foto: CM Vila Nova de Poiares)