No próximo dia 16 de Setembro, a Confraria realizará o seu III Capítulo de Entronização dos seus Confrades, que terá lugar no Palácio Conselheiro Lopes Branco em Maiorca.
A Confraria do Arroz Doce de Maiorca, fundada em 20 de Maio de 2020, continua a sua missão de promover e preservar a tradição do Arroz de Maiorca, um produto de origem e proveniência certificadas. Esta instituição, enraizada na cultura local, tem como objectivo assegurar que a história deste precioso cereal perdure em Maiorca e em Portugal.
Uma das práticas emblemáticas desta tradição é a oferta de arroz doce aos convidados nos casamentos. Os noivos, seguindo uma tradição secular, levam este doce em travessas, que são depois levantadas, acompanhadas de uma generosa oferta que contribui para financiar a celebração do seu enlace matrimonial. Esta prática continua a perdurar nos dias de hoje.
Recentemente, várias associações e entidades da Freguesia de Maiorca, bem como a Comissão da Igreja, passaram a confeccionar arroz doce com regularidade, angariando fundos para a melhoria das suas instalações e para apoiar as suas actividades.
A Confraria elegeu os seus primeiros órgãos sociais em 19 de Junho de 2020, com a Assembleia Geral sendo presidida pelo Guardião Mor Rui Félix, o Conselho Fiscal liderado pelo Auditor Relator José Manuel Cunha Carvão e a Chancelaria encabeçada pela Chanceler Mor Matilde Conceição Cabete Azevedo. A madrinha da Confraria é a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal.
Os trajes da Confraria são uma representação simbólica da riqueza dos campos de arroz, com capas verdes adornadas com uma espiga de arroz bordada e um pau de canela na parte inferior. Uma faixa preta ao fundo da capa é uma homenagem à tradição local. O conjunto é complementado por um chapéu a condizer. A medalha presta homenagem às pitorescas pontes de Maiorca que pontilham os campos de cultivo do precioso arroz carolino.
O evento contará com a seguinte programação:
A Confraria do Arroz Doce de Maiorca continua a ser uma peça fundamental na promoção e valorização da cultura e gastronomia local, mantendo viva uma tradição que é parte integrante da identidade de Maiorca.