Coimbra  30 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Conferência Internacional em Criatividade Computacional arrancou hoje

7 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Conferência Internacional em Criatividade Computacional arrancou hoje

Teve início hoje (07), em formato online, a 11.ª Conferência Internacional em Criatividade Computacional (ICCC’20).

A organização geral do evento, inicialmente programado para decorrer em Coimbra, é da responsabilidade de Amílcar Cardoso, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), apoiado por um comité local de investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).

A criatividade computacional é um campo de investigação que explora a capacidade de computadores intervirem de forma activa nos processos de criação, “seja em colaboração com humanos ou até como criadores autónomos. Caracteriza-se pela sua natureza multidisciplinar resultante da confluência de áreas como a inteligência artificial, ciências cognitivas, design, engenharia, psicologia e filosofia”, referiu a organização da ICCC’20.

Este evento anual, que se estende até sexta-feira (11), conta com dois dias de workshops, tutoriais e um ‘doctoral consortium’. O programa principal da ICCC’20 (de 9 a 11 de Setembro) é composto por apresentações orais, ‘posters’, demonstrações e duas palestras plenárias, proferidas por Emília Gomez (Universitat Pompeu Fabra) e Simon Lucas (Queen Mary University of London), que serão transmitidas em ‘streaming’. Os detalhes de acesso são disponibilizados na página da conferência (http://computationalcreativity.net/iccc20/).

O programa da ICCC’20, que inclui ainda uma exposição online de arte sonora digital, está disponível em: http://computationalcreativity.net/iccc20/program/.