Coimbra  8 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: “Vice” Liliana Pimentel fora da lista socialista às eleições autárquicas

18 de Julho 2021 Jornal Campeão: Condeixa: “Vice” Liliana Pimentel fora da lista socialista às eleições autárquicas

Liliana Pimentel, vice-presidente da Câmara Municipal de Condeixa, não vai integrar a lista do Partido Socialista concorrente às próximas eleições autárquicas, segundo o jornal “Terras de Sicó”.

A economista e professora universitária não cedeu na pretensão de que deixasse o segundo lugar, que ocupou em 2017, ao também vereador e líder da Concelhia, António Ferreira (quarto da lista nas últimas eleições) e se quedasse pelo terceiro lugar.

Os nomes da lista concorrente à Câmara e do cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, António José Figueiredo deveriam ter sido aprovados na passada quarta-feira (14), em reunião da comissão política concelhia convocada para o efeito. Todavia, apenas se procedeu à votação e aprovação de Figueiredo. Nova reunião extraordinária deve acontecer esta semana para validar a lista a apresentar por Nuno Moita, que se viu confrontado também com reticências de Carlos Canais em aceitar descer para o quarto lugar.

Liliana Pimentel manteve ao longo dos últimos meses firme a sua intenção de não abdicar do segundo lugar, como em Março passado expressou ao “Terras de Sicó”, quando noticiou que a luta pelo segundo lugar na lista socialista estava em vias de agitar o partido.

Com Nuno Moita, em caso de reeleição, a entrar no último mandato, a corrida à sua ‘sucessão’ não é alheia à situação gerada, com António Ferreira também apostado em marcar posição para o futuro.

Já há quatro meses, em declarações ao “Terras de Sicó”, António Ferreira se afirmava “disponível” e a sentir “com capacidade” para ocupar o segundo lugar, embora assegurasse que não fazia disso “um cavalo-de-batalha”.

Liliana Pimentel, vice-presidente nos dois mandatos de Nuno Moita, aspirava a manter-se na mesma posição, como sublinhou na altura: “Estou a contar em ser a ‘número 2’ e não imaginava sequer pôr-se em dúvida essa situação”.

Afinal, a dúvida era legítima e Liliana está mesmo fora da lista socialista, dedicando-se a partir do início de Setembro ao regime de exclusividade na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Com António Ferreira firme no segundo lugar, Ana Manaia (quinta em 2017) deve agora ascender à terceira posição, com Carlos Canais a surgir no quarto lugar.

Vice-reitor António Figueiredo cabeça-de-lista à Assembleia Municipal

O vice-reitor da Universidade de Coimbra, António José Figueiredo, vai ser o cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal de Condeixa. António Figueiredo, de 51 anos, natural de Coimbra, mas residente em Condeixa, fez todo o seu percurso académico na universidade conimbricense, tendo sido director da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) entre 2011 e 2019.

Doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física, na especialidade de Ciências do Desporto, Figueiredo é professor associado da FCDEF e chegou a desempenhar as funções de vice-presidente da Associação Académica de Coimbra/OAF, na liderança de José Eduardo Simões.

Texto e foto: Jornal “Terras de Sicó”