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Condeixa: Terapia da fala para crianças com resultados muito positivos

29 de Julho 2019

O programa de terapia da fala, disponibilizado gratuitamente no concelho de Condeixa-a-Nova, acompanhou 75 crianças, no ano lectivo 2018/2019, com “resultados muito positivos”, segundo a Câmara Municipal.

Constituído por uma equipa multidisciplinar, o serviço “tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e posterior intervenção/acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras”.

O projecto, em execução desde 2016, é cofinanciado por fundos europeus, através do Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro) e do Fundo Social Europeu, no âmbito do projecto Realiza.te, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.

“No último ano lectivo, a equipa acompanhou, de forma gratuita, 75 crianças com vários diagnósticos”, indicou a Câmara de Condeixa, destacando que, “após intervenção, cerca de 20 por cento dos alunos alcançaram todos os objectivos estabelecidos, tendo alta terapêutica”.

As restantes crianças, embora tenham registado “melhorias significativas, continuarão a beneficiar destas sessões no próximo ano lectivo, até atingirem os objectivos inicialmente propostos”. “Esta é uma das medidas que faz parte da nossa política educativa”, realçou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O Município também oferece “material escolar aos alunos do primeiro ciclo” e o “ensino de inglês no pré-escolar”, além de transportes e refeições escolares, recordou o autarca, sustentando que estas medidas pretendem, “no seu conjunto”, contribuir para “uma escola pública de excelência, criando mais e melhores condições para a igualdade de acesso à educação”.

A directora do agrupamento de escolas de Condeixa, Anabela Lemos, citada pela Câmara, destacou, por seu lado, que a existência de sessões de terapia da fala “é muito importante para prevenir dificuldades ao nível da leitura e da escrita, promovendo competências transversais às várias disciplinas, garantindo, desta forma, o sucesso académico e social dos alunos”.

De certo modo, concluiu a docente, este programa “colmatou uma necessidade sentida pelos educadores e professores, abrangendo os alunos do ensino pré-escolar até ao primeiro ciclo”.

 

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