Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa tem novo Posto de Turismo em Conímbriga

13 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Condeixa tem novo Posto de Turismo em Conímbriga

A Câmara Municipal de Condeixa abriu um balcão do Posto de Turismo em Conímbriga para promoção integrada dos principais activos turísticos do concelho.

O balcão está instalado na entrada do Museu Monográfico de Conímbriga, oferecendo aos visitantes informação multilíngue sobre o Museu PO.RO.S e as Ruínas, os palácios e palacetes, as buracas do Casmilo, a Serra de Sicó e o Paul de Arzila, mas também da restauração e hotelaria, além do calendário dos principais eventos anuais.

“Este novo balcão tem por base a estratégia que vimos seguindo de promoção do destino Condeixa como um todo, reforçando a visibilidade junto dos milhares de pessoas que visitam anualmente as Ruínas de Conímbriga e que, muitas vezes por desconhecimento, acabam por seguir viagem sem conhecer a vila e as gentes de Condeixa e tantos outros motivos de interesse”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

O autarca reconhece que a pandemia tem afectado de modo muito significativo o turismo em Condeixa, “o que justifica um empenho ainda maior para promovermos o nosso património e recebermos quem nos visita com todas as regras e condições de segurança que a pandemia obriga”.

O Museu de Conímbriga, onde o novo balcão de turismo acaba de ser instalado, recebeu em 2019 cerca de 100 000 visitantes, tornando-se um dos museus mais visitados em todo o país e o mais procurado fora de Lisboa.

Para complementar a visita às Ruínas de Conimbriga, foi inaugurado em 2017 o museu PO.RO.S — Portugal Romano, um espaço museológico que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando a recriar o modo de vida da antiga povoação romana de Conímbriga, através de inovadores sistemas multimédia, polivalência que lhe valeu o Prémio ‘Heritage in Motion 2018’, atribuído pela Academia Europeia de Museus.