Coimbra  5 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa retoma serviços municipais e apoia taxistas no regresso à actividade

13 de Maio 2020 Jornal Campeão: Condeixa retoma serviços municipais e apoia taxistas no regresso à actividade

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, como muitas outras, tem vindo a reabrir, gradualmente, durante esta semana os seus serviços municipais ao público. Para além disso, também apoiou os taxistas licenciados para um regresso à actividade e em segurança.

O Balcão Integrado de Atendimento, o Espaço Cidadão e os serviços de Tesouraria da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova reabriram ao público já na segunda-feira (11), ainda que “com novas regras para assegurar a segurança dos colaboradores e munícipes nesta fase de calamidade”, revela o Município.

“A Câmara Municipal delineou um plano para retomar gradualmente alguma normalidade nos seus serviços e equipamentos municipais, sendo certo que nada poderá ser como antes. A prioridade continua a ser a salvaguarda da saúde e segurança dos nossos colaboradores e munícipes”, sublinha Nuno Moita, presidente da autarquia.

Além da colocação de divisórias físicas (acrílicos), o Balcão Integrado de Atendimento, o Espaço Cidadão e os serviços de tesouraria da Câmara Municipal funcionam, agora, com novas regras de permanência no local de atendimento, estando assegurada uma correcta e regular higienização daqueles espaços.

A autarquia recorda, contudo, que é necessário o uso de máscara no interior das instalações e, para reuniões presenciais com os serviços técnicos, terá de se fazer marcação prévia.

Também desde a semana passada (terça-feira, 05), que se encontram abertos ao público o Serviço de Acção Social e Saúde (SASS) e o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da autarquia, com atendimento na sala multiusos e sujeito a marcação prévia.

Ainda esta semana, na segunda-feira, reabriu, condicionada, a Biblioteca Municipal de Condeixa, com um novo horário (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00) e num modelo diferente. “Entre as principais mudanças está o facto de os utilizadores terem que requisitar os livros pretendidos online (biblioteca@cm-condeixa.pt) ou por telefone (239940140), escolhidos a partir do catálogo online (http://cm-condeixa.pt/rbcondeixa), levantando-os na Biblioteca no dia seguinte.

O acesso a estantes encontra-se vedado e, depois de devolvidos, os livros serão deixados em quarentena por um período de 10 dias.

A utilização da sala de estudo está limitada a 10 pessoas e com prioridade a estudantes universitários, ainda que tenha de ser feita marcação prévia, assim como a utilização dos computadores para acesso à Internet pelo período de uma hora por utilizador.

“De acordo com o plano de reabertura gradual de equipamentos e serviços municipais, o Museu PO.RO.S deverá reabrir na próxima segunda-feira (18), estando ainda a ser definido o modelo de funcionamento de forma a responder às recomendações e orientações da Direcção Geral de Saúde e da legislação em vigor, garantindo a salvaguarda da segurança e saúde de todos”, realça a autarquia.

Câmara apoia taxistas

Para um regresso à actividade em segurança, a Câmara Municipal apoiou os taxistas licenciados do concelho, no sentido de “reforçarem as medidas de segurança, nomeadamente através da instalação de separadores em acrílico entre o espaço do condutor e o dos passageiros transportados no banco da retaguarda”.

“À semelhança do que já tem sido feito com outros profissionais, nomeadamente com os comerciantes de bens de primeira necessidade do concelho que receberam da autarquia equipamento de protecção individual, a medida visa reforçar a protecção dos riscos inerentes à transmissão da covid-19 e ajudar à retoma gradual da actividade comercial do concelho em segurança”, nota.

As barreiras de protecção foram adquiridas pelo Município e já entregues e instaladas nas viaturas de transporte de passageiros dos taxistas que solicitaram este apoio.