Coimbra  17 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa reforça oleões e sensibilização ambiental nas escolas

17 de Março 2018

O concelho de Condeixa-a- Nova conta, a partir de agora, com 11 novos oleões (contentores para óleos alimentares usados), complementando esta medida de carácter ambiental com um conjunto de sessões de sensibilização junto das crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Os novos equipamentos, distribuídos pelo espaço público do concelho, foram adquiridos pelo Município no âmbito do projecto “RECICLA”, comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), inserido no Portugal 2020.

Esta medida pretende “reforçar a rede de recolha selectiva de óleos alimentares usados, proporcionando aos munícipes uma melhor acessibilidade aos pontos de deposição”, explica a autarquia. Neste seguimento, a Câmara decidiu percorrer as escolas do concelho, através da campanha “Dê a volta à questão: óleo alimentar deposite no oleão!”, no âmbito do Plano de Educação Ambiental 2018, e sensibilizar os cidadãos mais novos para a “necessidade de proceder à separação e recolha selectiva deste resíduo”.

O objectivo essencial destas medidas é, em última análise, “combater os efeitos nefastos do descarte do óleo usado incorrectamente, quer a nível individual como colectivo, nomeadamente o entupimento das canalizações e contaminação da água”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com