Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Museu POROS e Fundação Bissaya Barreto cooperam

27 de Junho 2017 Jornal Campeão: Condeixa: Museu POROS e Fundação Bissaya Barreto cooperam

O Museu Portugal Romano em Sicó (POROS), localizado em Condeixa-a-Nova, e a Fundação Bissaya Barreto, de Coimbra, assinaram, hoje, um protocolo de cooperação que passa pela concessão de descontos.

De acordo com o autarca de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, o protocolo assinado visa “potenciar sinergias” com a Fundação Bissaya Barreto, detentora, em Coimbra, do Portugal dos Pequenitos, um dos locais mais visitados da cidade (254 000 pessoas em 2016).

“É um primeiro passo para uma parceria ainda mais forte”, adiantou o autarca, sublinhando a importância das “ligações em rede” com outras instituições.

“A estratégia é criar parcerias com outras instituições que têm um público-alvo semelhante. E não será só no distrito de Coimbra”, adiantou.

Patrícia Viegas Nascimento, presidente da Fundação Bissaya Barreto, sublinhou a importância do acordo, quer na concessão de descontos, quer na promoção de ambas as instituições e que ele revela “a continuação de um trabalho conjunto”, iniciado aquando dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos, em 2015, com um dia dedicado ao município de Condeixa-a-Nova.

No âmbito do protocolo, que estará em vigor sensivelmente pelo prazo de um ano, até 30 de Junho de 2018, serão concedidos descontos de 10 por cento e 15 por cento a alunos do município de Condeixa-a-Nova, em contexto de visita escolar, e funcionários da autarquia no acesso ao Portugal dos Pequenitos e descontos idênticos a estudantes das valências de educação da Fundação Bissaya Barreto e funcionários da instituição no acesso ao museu POROS.

Os visitantes do Portugal dos Pequenitos, com bilhetes de várias tipologias comprados até um prazo máximo de três meses, terão um desconto de 15 por cento no museu Portugal Romano em Sicó e vice-versa, deste que queiram aceder ao espaço propriedade da Fundação Bissaya Barreto.

Ambas as instituições obrigam-se, ainda, à promoção mútua, com concessão de ‘vouchers’ de desconto e outras iniciativas.

O protocolo tem como objecto “o estabelecimento das bases de colaboração entre ambos os outorgantes, com vista a uma maior integração dos projectos turísticos e culturais da região”, lê-se no documento assinado entre as partes.