Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Museu PO.RO.S atinge 10 000 visitantes

14 de Dezembro 2017

O PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, atingiu recentemente a marca dos 10 000 visitantes em apenas sete meses de funcionamento, segundo anunciou, hoje, a Câmara Municipal.

“É um número extraordinário e que assume um carácter ainda mais relevante se considerarmos que toda a sua promoção tem sido assumida integralmente pelo Município de Condeixa, sem o apoio de quaisquer outras entidades”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara.

O autarca acrescenta que “a excepcionalidade e singularidade deste museu no panorama nacional obrigam a continuar a lutar junto das entidades regionais e nacionais por uma linha exclusiva de apoio comunitário que permita a promoção de um activo de elevada importância para a região e para o país, como é o Eixo da Romanização [que envolve seis municípios dos distritos de Coimbra e Leiria], ao qual este equipamento veio trazer uma mais valia acrescida”.

O museu PO.RO.S foi inaugurado a 06 de Maio deste ano na presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que então elogiou o carácter inovador multimédia do espaço, considerando tratar-se de “um passo certo na modernização e um passo para a preservação e estímulo da cultura em Portugal”.

O novo museu constituiu-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender a época romana através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

Recentemente, o museu PO.RO.S registou a entrada do visitante número 10 000, Paula Monteiro, que assinalou o facto de “estar no local mais bonito de Condeixa e à hora certa”, desafiando “outros 10 000” a visitarem aquele espaço museológico.

O PO.RO.S está aberto todos os dias das 10h00 às 18h00, excepto às segundas-feiras, e oferece entradas gratuitas no primeiro domingo de cada mês.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com