Coimbra  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Manuel Lopes Porto fala sobre a coesão territorial

24 de Outubro 2019

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), realiza amanhã (dia 25), pelas 19h00, no Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova, uma conferência sobre “O papel das autarquias locais na coesão territorial”, cujo orador convidado será o professor Manuel Lopes Porto.

Inserida no âmbito de mais uma iniciativa “ANAM em diálogo”, o evento vai reunir em Condeixa-a-Nova os vários presidentes das Assembleias Municipais do distrito de Coimbra.

Salientando o papel das autarquias no desenvolvimento e na conexão do território em que actuam, o professor Manuel Porto mostra uma enorme preocupação quanto ao “abandono do Interior”, questão que será amplamente debatida, com a apresentação de vários dados, nesta conferência da ANAM.

Na opinião do palestrante, a questão da desertificação tem que ser tratada de frente e com realidade, tendo em conta que “não basta o papel das autarquias, o Estado português tem aqui um papel fundamental, tendo que se comprometer com este problema e a assumir as suas responsabilidades. As autarquias, por melhor que façam e com toda a sua boa vontade, não conseguem, sozinhas, impedir a desertificação”.

Manuel Lopes Porto é professor catedrático da FDUC, exercendo também funções na Universidade Lusíada onde é director do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA). Para além disso é ainda professor da Universidade e do Institute of European Studies de Macau, presidente da AREP (Associação de Estudos Europeus, ECSA, portuguesa) e director da Associação de Estudos Europeus da FDUC e da respectiva revista.

É, ainda, membro do Conselho Universitário da Acção Jean Monnet, membro da Direcção dos Antigos Membros do Parlamento Europeu, vice-secretário Geral da Academia das Ciências de Lisboa ecConsultor de SRSAdvogados (Sociedade Rebelo de Sousa).

Manuel Porto foi presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, da Assembleia Municipal de Coimbra e do Conselho Nacional do Plano, deputado do Parlamento Europeu, presidente do Conselho Nacional de Educação, da Assembleia Geral da Caixa Geral de Depósitos, presidente mundial das European Community Studies Associations (ECSA´S), consultor do Banco Mundial e membro do International Advisory Committee da Universidade de Macau.

É autor de uma vasta bibliografia, designadamente de várias edições de lições de Economia e de Teoria da Integração e Políticas Comunitárias (com edições em inglês e em chinês).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com