Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa lembra aniversário de Fernando Namora

15 de Abril 2020 Jornal Campeão: Condeixa lembra aniversário de Fernando Namora

Com o programa comemorativo do centenário suspenso, o Município de Condeixa-a-Nova quis assinalar a passagem de mais um aniversário do nascimento de Fernando Namora, médico e escritor, que faria hoje (15) 101 anos.

A cerimónia solene de encerramento das Comemorações do ‘Centenário de Nascimento de Fernando Namora’, cujo programa arrancou a 15 de Abril de 2019, foi adiada devido às restrições provocadas pela pandemia da covid-19, prevendo a autarquia que a mesma se realize, ainda, este ano.

“Há um ano iniciámos uma programação extensa para prestar tributo e homenagem a uma das figuras mais ilustres do nosso concelho, programa que tivemos que suspender pelas razões conhecidas mas que retomaremos assim que for possível. É um pequeno contributo para que o país e as gerações mais novas, em particular, não esqueçam aquele que foi um dos maiores mestres literários do século XX”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A vereadora da Cultura, Liliana Pimentel, assegura, também, que “logo que seja oportuno todas as actividades previstas no âmbito da programação do centenário, que tiveram que ser adiadas, serão realizadas”, recordando que para a cerimónia de encerramento “estava prevista a apresentação do livro de homenagem a Fernando Namora com textos de 25 personalidades portuguesas que conheceram e conviveram com o escritor e a apresentação da reedição da obra ‘A Cidade Solitária’ de Fernando Namora”. Na mesma ocasião, será ainda feito um balanço de todas as actividades desenvolvidas no âmbito das Comemorações do Centenário e a apresentação das linhas estratégicas seguintes em termos da divulgação, promoção e preservação da obra namoreana e da futura programação da Casa Museu Fernando Namora.