Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa “invadida” por romanos durante três dias

13 de Junho 2019

O maior evento de recriação histórica da época romana regressa à vila de Condeixa, já no próximo fim-de-semana, com “Condeixa – O Vislumbre de Um Império”.

Nesta que é a sexta edição a organização aposta num reforço da programação, com estreia de um ‘workshop’ e de um jantar temático dedicado à alimentação romana, mantendo os principais espectáculos e animação de rua como em anos anteriores.

Nesta edição a iniciativa estende-se a três dias, ao contrário do que tem acontecido até então, começando já amanhã (14) e prolongando-se até domingo (16).

“O Vislumbre de Um Império” conta com a participação de cerca de meio milhar de actores e figurantes em espectáculos teatrais, acampamento de legionários, quinta de animais, gladiadores, teatro de rua, artesão, música ao vivo e dança.

O certame inicia-se, então, amanhã (14) pelas 20h00, na praça da alimentação do recinto, com um ‘workshop’ “Sabores do Império Romano”, seguido de um jantar dedicado à alimentação romana.

A oradora é Cármen Soares, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Já o jantar será realizado pelo ‘chef’ Luis Lavrador, orientador da formação das associações representadas na praça de restauração do recinto.

Os bilhetes para o ‘workshop’ e jantar estão limitados a 200 pessoas, e têm um valor de 10 euros, podendo ser adquiridos no Posto de Turismo de Condeixa.

No sábado o destaque vai para o “Espectáculo Impéria”, que ocorre a partir da meia noite, no cenário vivo das Ruínas de Conímbriga. Pela primeira vez, desde que o evento se realiza, a entrada no espectáculo está sujeita ao pagamento de bilhete, no valor de dois euros, servindo apenas para controle de entradas uma vez que o recinto tem lotação de 800 lugares e a afluência em anos anteriores tem superado as expectativas.

No último dia, domingo, o evento despede-se com o espectáculo “Municipium – Celebrando a elevação de Conímbriga a município (parte II)”, tema da 6.ª edição e um segundo acto do espectáculo estreado no ano anterior.

Ainda no domingo haverá o Cortejo Inaugural, a partir das 10h30, com início no Museu PO.RO.S e término na Câmara Municipal de Condeixa. Já durante a tarde, às 16h00, o Cortejo Imperial realiza-se desde Condeixa-a-Velha até às Ruínas Conímbriga.

Estão ainda previstas visitas guiadas às Ruinas na sexta-feira às 22h00, sábado às 21h30, 21h40, 21h50 e 22h00, e no domingo às 17h30, 18h00 e às 18h30, mediante pré-marcação através do endereço de electrónico mmconimbriga@gmail.com

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com