Coimbra  24 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Festival de Teatro com novos estilos e internacionalização

16 de Janeiro 2020

A quinta edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto arranca amanhã (sexta-feira), em Condeixa-a-Nova, com uma programação de 15 peças de companhias profissionais e amadoras, assinalando-se a primeira internacionalização.

“Além da primeira presença internacional no Festival Deniz-Jacinto, com o espectáculo “Os Miseráveis / Los Miserables”, pelas companhias Ajidanha e De La Burla Teatro, trazemos a esta quinta edição a abordagem a novos estilos teatrais como o impro (técnica de improvisação teatral), com as companhias Cardume – Colectivo de Impro e Improv FX, e a Commedia Del Art com o actor Filipe Crawford”, destacou, hoje, Liliana Pimentel, vereadora da Cultura da Câmara de Condeixa.

“Mantivemos a preocupação em construir uma programação eclética e com presença nas escolas, trabalhando na formação de novos públicos”, acrescentou a autarca da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que promove o Festival Deniz-Jacinto desde 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 08 de Janeiro de 1915.

O V Festival de Teatro Deniz-Jacinto abre amanhã (dia 17), às 21h30, no Cine-Teatro de Condeixa com o espextáculo “A última noite do capitão”, por Filipe Crawford, seguindo-se no sábado a peça “Saudade” pela companhia Cardume – Colextivo de Impro. No domingo, às 16h00, a Ponto Produções apresenta “Monstrologia”.

No fim-de-semana seguinte sobe ao palco do Cine-Teatro de Condeixa, na sexta-feira, dia 24 de Janeiro, às 21h30, a peça “Maria, Senhora de Mim”, pela mão do grupo Pateo das Galinhas Teatro de Bico. No sábado, dia 25, será a vez do Teatro Amador de Pombal levar à cena “9 Mulheres”. No domingo há sessão dupla (11h00 e 16h00) para levar os mais novos a ver “Cinderela”, pelo grupo Cri’Arte.

O terceiro fim-de-semana do Festival Deniz-Jacinto abre, na sexta-feira, dia 31 de Janeiro, com o espectáculo “Velhos são os trapos”, pela companhia AtrapalhArte, seguindo-se no sábado, dia 01 de Fevereiro, “Curtas”, pela Improv FX. No domingo há “Branca de Neve e os Sete Anões”, pelo Teatro Esfera, em sessão dupla, às 11h00 e 16h00.

A encerrar, o cartaz do festival reserva “À Deriva”, pelo grupo Ajidanha , na sexta-feira, dia 07 de fevereiro, e no sábado, dia 8, a primeira internacionalização com a apresentação de “Os Miseráveis / Los Miserables”, numa coprodução das companhias Ajidanha e De La Burla Teatro, além de “A Menina do Mar”, pela companhia ADN de Palco, no domingo, às 11h00 e 16h00.

Entre 17 de janeiro e 10 de fevereiro, o Festival de Teatro Deniz-Jacinto apresentará 20 sessões de teatro, num total de 15 espetáculos, a maioria no Cine-Teatro de Condeixa mas também nas escolas, com as peças “Posso falar de mim?” (Teatro Aramá), no dia 24 de Janeiro, “A farsa de Inês Pereira” (Atrapalharte), dia 31 de Janeiro, “A menina do mar” (ADN de Palco), dia 07 de Fevereiro e, dia 10, “O ano da morte de Ricardo Reis” (Etcetera).

As peças destinadas ao público escolar abrangem este ano aproximadamente 1 200 alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.

Os preços dos bilhetes para este V Festival de Teatro Deniz-Jacinto variam entre os dois euros para os espectáculos dedicados ao público infanto-juvenil (domingos) e os três euros para os espectáculos do público-geral (sextas e sábados).

As reservas podem ser efectuadas através do número 961 890 274, ou do endereço de email festivalteatro.denizjacinto@cm-condeixa.pt.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com