Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa festeja Santa Cristina de hoje até 24 de Julho

18 de Julho 2019

Começa hoje e decorre até dia 24 de Julho aquele que é o maior evento do concelho de Condeixa-a-Nova: as Festas de Santa Cristina.

Durante seis noites todos os caminhos vão dar ao centro da vila, onde a animação musical, a comida e bebida e o artesanato estão garantidos, sempre com entradas gratuitas.

Conforme refere Carlos Canais, vereador da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, “as expectativas são sempre as mais elevadas. Esperam-se mais umas festas com grande participação das forças económicas do concelho, que solicitaram bastante os espaços disponíveis de expositores e tasquinhas, sendo a procura muito superior à oferta disponível”.

A autarquia volta a apostar forte nestas que são as festas mais importantes do concelho e que todos os anos atraem milhares de pessoas à praça da República e do Município.

É um gosto ver-se o espaço entre as praças onde decorre a festa, e as ruas circundantes, cheio de pessoas e de vida”, refere o vereador.

A abertura oficial da festa está prevista para hoje, às 19h00, com um cartaz apelativo”, esperam cativar diferentes públicos, de várias idades e com gostos musicais distintos.

Assim, já no dia de hoje (18) sobem àquele grande palco, pelas 22h30, os Wet Bed Gang, um grupo português de ‘rap’ e ‘hip-hop’. Mais tarde, pelas 00h00, será a vez dos The Singles, uma banda tão conhecida da região e dos que frequentam aquelas festas.

Para amanhã (19) Resistência serão os primeiros a subir ao palco, pelas 22h30, prometendo proporcionar a quem os ouve alguns momentos de nostalgia através deste projecto musical que nasceu já na década de 90, tendo reaparecido há alguns anos.

De seguida, pelas 00h00, será a vez da Bandazona, mais um grupo da região que vai meter todos a dançar.

E como começa o fim-de-semana a noite prolonga-se com o Dj Rob Duartez a actuar a partir das 02h00.

Os espectáculos de palco continuam e para sábado (20) é esperado o tão aclamado Fernando Daniel, também a partir das 22h30. A noite volta a ser longa com mais duas actuações: a banda Dexys às 00h00 e Museness a partir das 02h00.

Domingo (21) é noite de fado com a inconfundível voz de Cuca Roseta, às 22h30. Já pelas 00h00 o registo musical muda com a conterrânea Sara Ribeiro a subir ao palco da sua vila.

A semana começa, mas a festa continua com grandes artistas a animarem as noites, segunda-feira (22) é a vez de Blaya, às 22h30, e mais tarde, já pelas 00h00 é a vez de mais uns “filhos da terra” subirem ao palco com a banda EasyLoop.

E se achava que este ano a comédia tinha sido esquecida pela organização da festa, eis que chega Rouxinol Faduncho para colocar todos a rir na última noite, terça-feira (23). Os espectáculos de palco encerram com a banda Sede Bandida.

O último dia de festa é reservado às celebrações do feriado municipal, que se comemora no dia 24 de Julho.

Desfrutar da gastronomia ao som da música

A praça do Município é “invadida” por várias barraquinhas, exploradas na sua maioria pelo tecido associativo do concelho, mas também por alguns cafés e restaurantes da zona.

Serão oito as tasquinhas de “comes e bebes”, com 80 lugares sentados cada uma delas, onde os visitantes podem desfrutar dos mais variados pratos, incluindo, claro, a gastronomia típica da região. “A par destas haverão ainda espaços exclusivos de doçaria”, conforme explica o vereador.

O Município de Condeixa espera que este seja mais um ano em que as filas se formem ao longo da praça do Município, com pessoas que ansiosamente aguardam um lugar para poderem saborear um dos pratos que tão bem ali se servem.

A zona da restauração é explorada na sua grande maioria pelo tecido associativo do concelho uma vez que, inicialmente, as vagas para ocuparem os espaços estão disponíveis “apenas para as associações e só quando terminada a procura por parte das mesmas se abrem as inscrições à população em geral”.

Esta é uma zona que cativa não só na hora da refeição, pois aqui também chega a música, pelas 00h00, durante todas as noites da festa.

Já hoje (18) sobe ao palco das tasquinhas a Banda Ice, amanhã (19) é a vez dos Low Cost, sábado (20) será Ruizinho de Penacova, domingo (21) a animação fica a cargo de Tó Miau e Sílvio, segunda-feira (22) é com Roda Viva, e na última noite (23) volta a marcar presença Ruizinho de Penacova.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com