Coimbra  17 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Festas de Santa Cristina com cartaz atractivo

19 de Julho 2018

O cantor Diogo Piçarra abre, hoje à noite, pelas 22h30, o cartaz de espectáculos das Festas de Santa Cristina, em Condeixa, que decorrem até à próxima terça-feira (dia 24).

O palco principal, na praça da República, recebe amanhã (sexta-feira) a artista Carolina Deslandes, no sábado (21) será a vez de actuar Jorge Palma e no domingo (22) o palco será de Richie Campbell.

A banda The Black Mamba animará a penúltima noite dos festejos (segunda-feira, dia 23), deixando para os históricos GNR o fecho do cartaz, no dia 24 (terça-feira), feriado municipal de Condeixa.

“Estas festas são o momento anual de encontro dos condeixenses, dos que cá estão e dos que vêm de fora, e felizmente isso tem acontecido nos últimos anos, atraindo igualmente muitos visitantes”, refere Carlos Canais, vereador da Câmara de Condeixa.

Relativamente aos espectáculos, o autarca sustenta que “é sempre o cartaz possível, mais barato que no ano passado, e que vai de encontro às preferências de quase toda a gente”, em concertos com entrada gratuita.

“As expectativas para as festas são as melhores, esperando-se uma grande afluência a Condeixa, à imagem dos anos anteriores”, refere Carlos Canais, adiantando que o orçamento mantém-se em patamares idênticos, sendo possível ir melhorando o cartaz de espectáculos através de um acréscimo de receitas, provenientes de publicidade e venda de espaços.

Tasquinhas e muita animação

As Festas de Santa Cristina, à semelhança de anos anteriores, contam com animação por grupos com ligações ao concelho, quer no palco principal, a encerrar cada uma das noites, que na zona das tradicionais ´tasquinhas´.

Após o espectáculo com os artistas de renome, o palco principal contará, hoje, às 00h00, com a actuação da banda Museness. Amanhã (sexta-feira) a animação será com a Banda Zona, a partir da meia-noite, e Easy Loop pelas 02h00. No sábado subirão ao palco os Dexys e os Dukes of Speed, enquanto que no domingo será a vez de actuar Sara Ribeiro. Os Kremlin completam a noite de segunda-feira, enquanto o fecho das festas, na terça-feira, está reservado para os Sede Bandida.

Na praça do Município estará um palco secundário onde actuarão artistas e grupos de música popular, animando o recinto das Tasquinhas.

O programa deste palco inclui a presença de Ruizinho Penacova (hoje), Low Kost (sexta-feira), Banda ICE (sábado), Tó Miau e Sílvia (domingo), Roda Viva (segunda-feira) e novamente Ruizinho Penacova (terça-feira).

Feriado municipal

Todo o recinto das festas terá 66 espaços, com pontos de venda e exposição, sem esquecer a área da gastronomia, com oito tasquinhas, a que se juntam outras oito dedicadas à doçaria e um local de café.

Conforme sublinha o vereador Carlos Canais, esta é uma forma de as associações e colectividades do concelho mostrarem os pratos locais, mas, também, de realizarem receitas que possibilitem concretizar, ao longo do ano, as suas actividades.
A terça-feira é dia de feriado municipal em Condeixa, com as cerimónias oficiais a decorrerem, a partir das 10h30, nos Paços do Concelho, com guarda-de-honra e hino nacional, intervindo os presidentes da Câmara, Nuno Moita, e da Assembleia Municipal, Anabela Rodrigues.

A sessão, que será animada pela actuação do coros infantil e juvenil de Condeixa, inclui a apresentação de um livro sobre “As Casas Armoreadas e Escultura Herádica do Concelho”, da autoria de Miguel Pessoa, Paulo Archer de Carvalho, Fátima Bandeira e Pedro Sales.

O dia trará muita gente às ruas de Condeixa, pois para além da missa solene em honra de Santa Cristina, pelas 16h00, seguir-se-à a tradicional procissão com a imagem da padroeira.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com