Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Cuidados Continuados com projecto para antigo centro de saúde

14 de Janeiro 2019

O projecto de construção de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) no edifício do antigo centro de saúde de Condeixa, outrora Hospital Municipal D. Ana Laboreiro d´Eça, foi apresentado, hoje, no salão nobre da Câmara.

A unidade, de acordo com o projectado, deverá ter capacidade para 30 camas e a gestão será da Fundação Hospital D. Ana Laboreiro d´Eça, da qual fazem parte o Município de Condeixa, a Santa Casa da Misericórdia e a Paróquia de Condeixa.

O edifício, entregue àquela fundação desde finais da década de 1960, encontra-se sem ocupação desde 2003, quando foi inaugurado o novo centro de saúde, e apresenta sinais evidentes de degradação e de actos de vandalismo.

Em Abril de 1927 abriu portas como hospital, satisfazendo a vontade expressa em testamento por Simão da Cunha d´ Eça Azevedo, o condeixense que deixou no início do século passado parte da sua fortuna destinada à construção de um hospital, “para nele serem tratados doentes dos dois sexos”, que tivesse o nome da sua esposa, “em homenagem das suas virtudes”.

De hospital passou a centro de saúde e há cerca de 15 anos que aguarda novo uso, que terá de ser, por força do referido testamento, ligado à área da saúde.

Ao longo dos últimos anos várias têm sido as “soluções” apontadas para o local, mas nenhuma avançou ainda.

A concretizar-se, a Unidade de Cuidados Continuados permitirá manter de pé a vontade legada (e entretanto interrompida) de Simão da Cunha.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com