Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa celebrou 38 anos de geminação nas principais festas de Bretten

5 de Julho 2023 Jornal Campeão: Condeixa celebrou 38 anos de geminação nas principais festas de Bretten

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, e a vereadora da Educação, Ana Manaia, deslocaram-se a Bretten, na Alemanha, no último fim-de-semana, para assinalar os 38 anos da geminação com a cidade alemã nas festas de “Peter und Paul”.

Além de Nuno Moita e Ana Manaia, a comitiva condeixense integrou ainda o presidente da Junta de Freguesia da Ega, Rudolfo Silva, em representação de todos os presidentes de junta de freguesia do Município de Condeixa. Fizeram ainda parte da comitiva o comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, Tiago Picão, acompanhado de outros elementos da corporação e ainda representantes da Associação Amizade.

“No âmbito das geminações em vigor, Bretten tem um significado especial na medida em que foi a primeira cidade com quem o Município de Condeixa estabeleceu protocolo de geminação, em 1985. Uma relação que tem gerado proveitos para ambos os municípios e que gradualmente temos vindo a aprofundar, não apenas no plano cultural, mas também no plano económico, com a aproximação das empresas condeixenses e alemãs de Bretten”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, agradecendo a forma calorosa como a comitiva condeixense foi recebida em Bretten pelo congénere alemão Martin Wolff.

O edil lembrou ainda o papel crucial que tiveram na fundação desta geminação a família Canelas, de Condeixa, que escolheu Bretten para trabalhar e viver, e o alemão Gerhard Mayer, um amigo fundamental no fortalecimento desta geminação, firmada há 38 anos.

No final da visita a Bretten foi reforçada a intenção de prosseguir e fortalecer esta geminação, através de acções conjuntas que beneficiem os munícipes e as empresas de ambos os territórios.