Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Bom cabrito assado convida para a mesa

3 de Maio 2019

Arranca hoje a 8.ª edição do evento gastronómico “Sabores de Condeixa, Semana do Cabrito”, que até 12 de Maio leva à mesa de 19 restaurantes o anunciado “melhor cabrito assado de Portugal”.

A iniciativa promovida pela Câmara, com a colaboração de restaurantes, pastelarias e talhos locais, regista este ano um acréscimo de três novos estabelecimentos de restauração aderentes e também um ligeiro aumento do preço da refeição (0,50 euros) em relação a 2018.

O evento pretende contribuir para a dinamização da restauração, bem como a melhoria da oferta turística do concelho, impulsionando a gastronomia como património cultural e produto turístico.

É uma iniciativa que está a crescer, estão mais restaurantes a aderir, sinal que é uma aposta ganha na promoção do cabrito assado à moda de Condeixa, o nosso principal prato típico”, salienta ao “Terras de Sicó” o presidente da Câmara, Nuno Moita, sublinhando que em 2019 uma das exigências regulamentares para os estabelecimentos de restauração participarem é incluírem o cabrito na sua ementa durante todo o ano.

“Há restaurantes que têm sempre, mas há outros que não, e a nossa ideia é que todos os restaurantes locais passem a apresentar o prato aos clientes todo o ano e não apenas na semana do festival”, reforça.

A edilidade “fornece” a cada restaurante 66 quilos de carne (cerca de 10 cabritos), adquiridos em talhos do concelho, e ainda 250 escarpiadas, confeccionadas nas pastelarias locais, o que permite oferecer aos comensais uma ementa de cabrito (prato, bebida, café e o doce escarpiada) ao “preço especial”, este ano, de 13 euros.

O apoio municipal é um estímulo à promoção daquele prato típico, permitindo uma redução aos restaurantes apresentar a refeição a um preço mais em conta, mas consumidas as quantidades oferecidas pela edilidade os restaurantes têm de manter o valor até ao final do evento.

“A maioria dos restaurantes ultrapassa cedo a quantidade oferecida e depois estão durante vários dias a ´financiar´ o evento”, regista o autarca, sublinhando que o aumento de 50 cêntimos no custo da refeição é uma forma de “atenuar” a redução do preço habitual.

“A Câmara está a incentivar que o cabrito faça parte da ementa de todos os restaurantes condeixenses e o festival tem funcionado desta forma, mas no futuro poderá ser noutros moldes, com os restaurantes, por exemplo, a realizarem a iniciativa de ‘motu proprio’ e a autarquia a tratar apenas da divulgação do evento”, adianta Nuno Moita.

A “Semana do Cabrito” funciona igualmente como um espaço de atracção turística, dando “força à promoção do concelho e de um dos seus principais produtos”.

“Desde o primeiro mandato que a nossa estratégia assenta na capação de investimento, de pessoas, e também no turismo há sinais claros da atracção de turistas ao concelho, como espelha o significativo número de visitas que tem o museu PO.RO.S ou a Casa Museu Fernando Namora, o que é óptimo, porque traz pessoas, traz consumo, traz desenvolvimento económico, onde, de resto, temos dos melhores indicadores da região”, sublinha o edil.

Nos anos anteriores, a autarquia tem adiantado um número de refeições servidas durante o evento na casa das 8 000, número que Nuno Moita tem a expectativas de ver ultrapassado, “até pelo aumento do número de restaurantes e pela consolidação e promoção de um produto típico que queremos tenha grande qualidade”.

O cabrito à moda Condeixa é assado em forno de lenha e servido com batatas e grelos, contribuindo, dizem, para o seu sabor genuíno e distintivo, a erva de Santa Maria, presente na vegetação da serra de Sicó e alimento do gado caprino.

Mais uma vez, depois de degustar o famoso prato condeixense, os comensais terão oportunidade de eleger, de acordo com o seu gosto e paladar, o restaurante vencedor do “Cabrito de Ouro”, que premeia a melhor confecção, votando num cupão disponibilizado pelo estabelecimento.

Hoje, na véspera do arranque do evento, realiza-se um jantar de apresentação da edição desde ano, que junta à mesa, autarcas, responsáveis dos estabelecimentos parceiros da iniciativa e convidados.

Restaurantes aderentes

CONDEIXA: Manjar Romano; Casa do Cabrito; O Paço da Vila; O Pote; .Come; O Regional do Cabrito; Luz & Vida; Pousada de Condeixa; Amadeu; Café Pimm´s; O Veloso; Conversa Fidalga; Tinella.

CAMPIZES: Pariz.

CASAL DA ESTRADA: Flor d´Aldeia.

EGA: Lambarices.

SANGARDÃO: Manjares d´Avó.

SEBAL: O Filipe.

ZONA INDUSTRIAL: O Taínha.

 

Luís Carlos Melo (Jornal Terras de Sicó)