Coimbra  26 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: Autocarro turístico liga Conímbriga ao Museu PO.RO.S

27 de Setembro 2018

A Câmara de Condeixa-a-Nova inaugura, hoje, o transporte de autocarro para turistas entre as ruínas de Conímbriga e o Museu PO.RO.S., considerado o melhor projecto cultural multimédia da Europa.

“Para dar mais um passo na promoção daquele museu, tido como a grande alavanca para o desenvolvimento do turismo no município de Condeixa-a-Nova e na região, vamos melhorar a acessibilidade dos turistas de Conímbriga ao novo museu, que tem suscitado cada vez mais curiosidade e reconhecimento”, realça Nuno Moita, presidente da Câmara.

O serviço de ligação turística, com recurso a um autocarro decorado com elementos identificativos, estará disponível, nesta primeira fase, durante dois dias por semana, fazendo a ligação entre Conímbriga e o museu às 11h30 e 15h45 e o percurso inverso às 14h00 e às 17h00.

“Estas condições vão vigorar até ao final do ano, mas estamos a trabalhar para estender o serviço a todos os dias da semana a partir de 2019, quando pensamos ter concluído o reforço da frota de autocarros disponíveis”, revela Nuno Moita.

O autarca vai estar presente na viagem inaugural, que assinala também o Dia Mundial do Turismo, juntamente com elementos do Museu PO.RO.S e alunos do curso profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

O museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, foi distinguido na passada sexta-feira com o grande prémio “Heritage in Motion 2018”, que elege os melhores projectos culturais multimédia da Europa. O museu foi, ainda, vencedor na categoria “Aplicações e Experiências Interactivas”.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal.

Deste modo, o novo museu, criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com