Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa: António Piedade lança “Íris Científica 5”

22 de Fevereiro 2019

O livro “Íris Científica 5”, de António Piedade, que tem prefácio de Carlos Fiolhais, vai ser lançado amanhã (sábado), pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Condeixa-a-Nova.

O livro, que reúne 31 crónicas de divulgação científica, será apresentado pelo professor João Fernandes, director do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

A sessão incluirá, também, uma palestra sobre “A Ciência na Poesia Portuguesa”, proferida por António Piedade, e a actuação do Grupo Vocal Ad Libitum.

No final será servida uma Escarpiada de Honra a acompanhar uma sessão de autógrafos.

Conforme refere Carlos Fiolhais, no prefácio do livro, “desde 2011 que o António Piedade, bioquímico de formação, tem dinamizado o projecto ‘Ciência na Imprensa Regional’, apoiado pela Agência Ciência Viva para a promoção da cultura científica e tecnológica (http://imprensaregional.cienciaviva.pt/), uma ideia muito original que consiste em oferecer aos jornais regionais e, portanto, ao público generalista espalhado por todo o território nacional, e também na emigração, oportunos artigos de divulgação da ciência, escritos por cientistas ou por comunicadores de ciência”.

“Não, a Internet não acabou com os jornais em papel que são de norte a sul no Portugal Continental, e também nas ilhas e na Diáspora, vozes de comunidades locais. Essa imprensa tem mostrado uma notável capacidade de sobrevivência, que se deve em larga medida à sua grande proximidade às populações”, considera Carlos Fiolhais.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com