Coimbra  21 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova volta a acolher recriação das invasões francesas

6 de Setembro 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova volta a acolher recriação das invasões francesas

A 4.ª edição da recriação das Invasões Francesas em Condeixa decorrerá a 11 de Setembro, na aldeia da Fonte Coberta, onde, em 1811, ocorreu o confronto entre o exército francês e as tropas luso inglesas.

O momento vai ser recriado no âmbito do projecto “RE-EXISTIR – visitas performativas”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Segundo o Município, “a encenação tem por base o episódio histórico ocorrido a 14 de Março de 1811, no lugar de Casal de Novo, quando a retaguarda do exército francês, na sua retirada de Portugal, foi atacada por tropas luso inglesas”.

De acordo com o programa desta edição do “Circuito das Invasões”, o público partirá de autocarro da Praça do Município, pelas 10h30, para o Casal Novo onde a recriação histórica, relacionada com o acampamento das tropas francesas, começará pelas 11h00, seguindo-se um desfile dos recriadores pela aldeia da Fonte Coberta.

O passeio turístico de autocarro partirá depois para o Conimbriga Hotel do Paço, onde decorrerá um almoço. Pelas 17h00 está prevista a apresentação do Grupo de Recriação Histórica de Condeixa, culminando a jornada com a exibição do filme/documentário “As linhas de Wellington”.

As inscrições, em viatura do Município, já se encontram esgotadas. No entanto, os interessados em participar na iniciativa utilizando a sua própria viatura deverão, até dia 8 de Setembro, efetuar a sua inscrição através do número de telemóvel 933 391 581.