Coimbra  11 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova vai reduzir factura de quem mais recicla

15 de Novembro 2019

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova recebeu, hoje (15), uma nova viatura de recolha de resíduos indiferenciados que pretende responder à implementação do sistema PAYT, que irá beneficiar quem mais separa o lixo reciclável.

Prevê-se que este novo sistema (PAYT – ‘Pay as you Throw’ | Paga pelo que deita fora) entre em vigor no primeiro trimestre de 2020, incentivando a redução de lixo indiferenciado e o aumento da recolha selectiva.

O novo veículo será adaptado com uma tecnologia que permite sistematizar a informação referente aos produtores de lixo, de modo a permitir avaliar o volume de resíduos indiferenciados produzidos por cada pessoa e, posteriormente, fazer a respectiva indexação à factura do mesmo.

“É um sistema já experimentado noutros países e com resultados muito relevantes ao nível da quantidade de lixo indiferenciado que é enviado para aterro, que baixou drasticamente após a introdução das novas regras. É um passo muito importante para o município de Condeixa que contribui para a redução da nossa pegada ecológica, em prol da sustentabilidade ambiental. Evidentemente, o sucesso deste novo sistema vai depender fortemente da colaboração e do compromisso dos nossos munícipes”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Com este novo sistema, mais justo e equitativo, a nova tarifa de resíduos sólidos urbanos deixará de estar indexada ao consumo de água, como acontece actualmente, passando a estar associada ao volume de resíduos indiferenciados produzidos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com