Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova sensibiliza alunos para redução e reciclagem de resíduos

26 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova sensibiliza alunos para redução e reciclagem de resíduos

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova promove, esta semana, várias acções de sensibilização juntos dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos sobre a necessidade de reduzir e reciclar correctamente os resíduos.

Os estudantes do Centro Educativo e da Escola Azul participam, hoje (26) e amanhã (27), respectivamente, numa acção lúdico-pedagógica que aborda os resíduos perigosos e, em concreto, o Eco.RUPI, que já está disponível no concelho de Condeixa. Segundo o Município, este é “um ecoponto móvel destinado a recolher os resíduos perigosos que se desloca semanalmente pelos aglomerados do concelho”, pretendendo-se “familiarizar os alunos das escolas de Condeixa-a-Nova com a correcta utilização deste ecoponto móvel, esclarecendo quais são os resíduos perigosos que nele podem ser depositados e reforçando a importância de os separar para reciclagem”.

Para além disto, pretende-se ainda alertar as crianças para a necessidade de reduzir progressivamente a quantidade de resíduos perigosos contidos nos resíduos urbanos.

De acordo com a autarquia, esta iniciativa irá abranger cerca de 260 alunos em 10 sessões de 45 minutos, contando as acções com a colaboração da empresa Formato Verde.

Já na sexta-feira (29), serão os alunos do 2.º ciclo da Escola Amarela a participarem numa acção de sensibilização sobre as boas práticas de deposição de resíduos, nomeadamente ao nível da prevenção e redução da produção de resíduos e da preparação para reutilização e reciclagem.

Promovida no âmbito da operação RECICLA, financiada pelo POSEUR, esta acção recorre a elementos audiovisuais para comunicar aos alunos a importância de adoptar boas práticas de deposição de resíduos, recordando a importância da redução da produção dos mesmos e as regras de separação, explicando o que acontece aos resíduos depois de serem colocados no ecoponto.

A autarquia informou que os docentes serão também envolvidos nesta iniciativa para que, ao longo do ano lectivo, continuem a perpectuar a mensagem pretendida.

Esta actividade irá abranger cerca de 110 alunos de cinco turmas, em três sessões de cerca de 50 minutos, contando também com a colaboração da empresa Formato Verde.