Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova: Reeditada “Retalhos da vida de médico”

22 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova: Reeditada “Retalhos da vida de médico”

O Município de Condeixa-a-Nova lança amanhã (quarta-feira) a reedição do livro “Retalhos da vida de um médico”, do escritor Fernando Namora, que nasceu naquela vila há quase um século.

Segundo a autarquia, a iniciativa partiu da Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora, instituída em 2015 para, com o apoio da Câmara Municipal, preparar o programa comemorativo do centenário de nascimento do escritor, que se assinala em 2019, altura em que será lançada a sua biografia.

“Na passagem dos 100 anos do seu nascimento, Condeixa, sua terra natal, não poderia deixar de lembrar e homenagear um dos maiores nomes da literatura portuguesa, tratando de apoiar e promover todas as acções que valorizem a obra de Fernando Namora, recolocando-a no lugar de destaque que merece”, justifica Nuno Moita, presidente do Município.

A reedição da obra, publicada em 1966 e que conta as experiências vividas pelo autor enquanto médico no interior do país, constitui a primeira etapa do objectivo mais ambicioso de colocar no mercado a obra de Fernando Namora, “como um todo, justificado com dimensão nacional e internacional que o escritor atingiu”.

Para os dois anos que antecedem o centenário do nascimento do médico e escritor estão já a ser preparadas iniciativas que envolvem “nomes importantes ligados à literatura, à medicina e à pintura”.

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa-a-Nova a 15 de Abril, na casa onde actualmente o Município reconstituiu o seu escritório e se conservam os seus objectos pessoais.

Com uma extensa produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor, tendo alguns dos seus livros sido adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

O lançamento da reedição do livro “Retalhos da vida de um médico” decorrerá na Pousada de Condeixa, às 18h30, numa sessão que conta com a presença de António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, e José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores.