Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova recebe veículo de recolha de resíduos verdes

28 de Agosto 2019

O Município de Condeixa-a-Nova recebeu, ontem (27), um novo veículo preparado para efectuar a recolha de resíduos verdes provenientes de limpezas e manutenção de jardins.

O novo veículo ligeiro de mercadorias de caixa aberta com grua e garra foi adquirido no âmbito da candidatura “com(DEIXA)-à-PORTA”, efectuada ao POSEUR.

“Este equipamento vai permitir iniciar um novo serviço de recolha dedicada de resíduos verdes urbanos produzidos pelos munícipes, designadamente os provenientes de limpeza e manutenção dos jardins das habitações unifamiliares e plurifamiliares, nomeadamente aparas, troncos, ramos, relva e ervas”, assume a autarquia.

Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, explica que “pretende-se desta forma melhorar o serviço prestado aos munícipes e optimizar a gestão dos resíduos no concelho. Será, assim, possível passar a recolher de forma separada estes bio-resíduos, que actualmente são colocados juntamente com os resíduos indiferenciados, e promover o seu posterior encaminhamento para valorização desviando-os do aterro.

O presidente acrescenta, ainda, que este investimento constitui um “complemento importante” a outro investimento já em curso, “a criação de um parque de resíduos verdes, que surge como uma medida de eficácia para rentabilizar a gestão dos resíduos verdes no município, contribuindo para reduzir a pegada ecológica”.

No novo parque, os resíduos verdes lenhosos serão triturados podendo, pelo menos parte dos mesmos, ser incorporados no horto e jardins municipais e o restante encaminhado para tratamento biológico (compostagem).

Assim o Município pretende obter “a valorização destes resíduos e a redução da quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com