Coimbra  25 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova recebe nova viatura de recolha de resíduos recicláveis

19 de Dezembro 2019

O Município de Condeixa-a-Nova recebeu, na passada terça-feira (17), uma nova viatura destinada à recolha selectiva de resíduos urbanos, constituindo mais um passo para a implementação do sistema ‘PAYT’, que se prevê entrar em vigor no primeiro trimestre de 2020.

Esta nova viatura de recolha de resíduos urbanos representou um investimento de quase 146 000 euros, comparticipados em 85 por cento pelo POSEUR, no âmbito da candidatura ‘com(DEIXA)-à-PORTA’.

O veículo destina-se a responder às necessidades de criar novos circuitos de recolha de resíduos recicláveis, nomeadamente porta-a-porta junto de estabelecimentos de comércio e serviços.

A autarquia refere que se trata “de um investimento fundamental para a implementação do sistema ‘PAYT’”, idealizado para o sector de produtores não domésticos (bares, lojas, restaurantes) e que pretende incentivar à redução da produção de lixo indiferenciado e ao aumento da recolha selectiva.

Desta forma será possível aderir a um novo tarifário, mais justo e equitativo, que beneficia quem menos lixo indiferenciado produz. A nova tarifa deixará de estar indexada ao consumo de água, como acontece actualmente, passando a estar associada ao volume de resíduos indiferenciados.

A nova viatura de recolha de resíduos urbanos será, ainda, adaptada com tecnologia RFID (instalação de ‘hardware’ para recolha e sistematização da informação referente aos produtores), de modo a poder permitir monitorizar o volume de resíduos produzidos por cada produtor.

De relembrar que, em Novembro, o Município de Condeixa-a-Nova tinha já recebido outra viatura de recolha de resíduos urbanos indiferenciados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com