Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova: Museu PO.RO.S convida todos a ver as estrelas

11 de Setembro 2019

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, recebe esta sexta-feira (13) à noite, mais uma sessão de “As Estrelas Giram à Volta do PO.RO.S”.

Esta iniciativa é uma parceria entre o Museu e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, que se iniciou em 2018 num ciclo de observação nocturna do céu.

A sessão, intitulada “Hemispherium Viajante”, recorre à tecnologia para conhecer a astronomia, dispondo de uma “sala de cinema especial”, preparada para a itinerância, onde filmes ou imagens são projectados a 360 graus um tecto em formato de cúpula.

Este é um evento para todos, por isso a sessão começa com um filme dedicado aos mais novos, mas aberto ao público em geral, intitulado “A menina que caminhava ao contrário”, seguindo-se duas sessões de 45 minutos de astronomia, às 22h00 e às 23h00.

Esta actividade de observação das estrelas remonta à antiguidade, fazendo referência aos antepassados que observavam e utilizavam o céu como mapa, calendário ou relógio.

A iniciativa tem entrada gratuita mas lotação limitada, devendo os interessados proceder a inscrição, através do e-mail info@poros.pt ou pelo telefone 239 949 122.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com