Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Condeixa-a-Nova mantém terapia da fala em regime de teleconsulta

10 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Condeixa-a-Nova mantém terapia da fala em regime de teleconsulta

O Município de Condeixa-a-Nova decidiu manter o apoio da terapia da fala aos alunos em intervenção, através de teleconsulta e/ou tutoria.

Com o novo encerramento das escolas, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 no nosso país, e à semelhança do que tinha sido realizado em Março de 2020, o Município considerou ser fundamental continuar a auxiliar quem mais precisa.

As teleconsultas iniciaram no dia 25 de Janeiro, encontrando-se a ser acompanhadas 24 crianças com necessidades ao nível de terapia da fala.

Segundo comunicou a autarquia, esta abordagem à distância permite “dar continuidade ao apoio prestado nas sessões de terapia da fala em contexto escolar através da manutenção dos exercícios e estratégias aplicadas ao longo do programa de reabilitação em curso, para que não exista uma regressão na intervenção”.

Para os alunos que não possam usufruir deste tipo de acompanhamento irão beneficiar de um apoio indirecto, através de sessões de tutoria/orientações aos encarregados de educação.

O principal objectivo prende-se com a partilha de técnicas e/ou estratégias que permitam dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

O serviço gratuito de terapia da fala, promovido pela Câmara Municipal de Condeixa, foi introduzido em 2016 nas escolas do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho tendo em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e, posteriormente, a intervenção e o acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras.